IMPACTO DA PROJEÇÃO DOS ANALISTAS DE MERCADO NOS RESULTADOS DAS IPO’S BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2004 A 2009
Resumo
A publicação dos resultados contábeis das IPO’s é fator crítico para o processo de precificação da ação, pois nem sempre há informação publicamente disponível. Estudos indicam que IPO’s com accruals elevados e anormais tiveram baixo retorno nos três anos subsequentes. Este trabalho objetiva verificar se as projeções dos analistas de mercado influenciam os resultados das IPO’s brasileiras. Foi utilizada a metodologia que Kao, Wu e Yang (2009) aplicaram em um estudo recente realizado na China. A amostra composta por 99 IPO’s entre 2004 e 2009 foi classificada por setor econômico. Para o alcance do objetivo, o estudo utilizou o retorno sobre ativo (ROA) e o retorno anormal (RA). Essas foram as principais variáveis analisadas na realização dos testes de regressão logística e regressões lineares. Além desses, foram utilizadas estatísticas descritivas que classificaram as companhias abertas por setor, ano e tamanho de ativos. Os resultados obtidos apresentaram indícios de gerenciamento de resultados para a firma atingir a projeção dos analistas de mercado do BACEN relacionado ao ROA. Quanto às regressões dos RA’s (retornos anormais), constatou-se que, para o preço da ação no Prospecto, os RA’s estão relacionados positivamente ao desempenho do mercado. Quanto ao primeiro dia de negociação, as empresas que mais se distanciaram da projeção dos analistas tiveram um maior RA. Já para o RAA (retorno anormal acumulado), tanto o desempenho da firma como o de mercado tiveram significância, mesmo que opostas entre si.
Palavras-chaves: Gerenciamento de Resultados. IPO’s. ROA. Retorno Anormal.
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