SUSTENTABILIDADE E PERFORMANCE DOS INDICADORES DE RENTABILIDADE E LUCRATIVIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS BANCOS INTEGRANTES E NÃO INTEGRANTES DO ISE DA BM&FBOVESPA
Resumo
Esta pesquisa tem o propósito verificar os reflexos do desenvolvimento de ações de sustentabilidade socioambiental no contexto empresarial, através da comparação, entre os indicadores econômico-financeiros dos bancos sustentáveis com os indicadores dos bancos não sustentáveis. Em vista responder o seguinte questionamento: existe relação entre sustentabilidade socioambiental e melhor performance econômico-financeira das empresas enquadradas no Índice de Sustentabilidade Empresarial, no subsetor intermediários financeiros, Segmento Bancos listados na BMF&Bovespa, entre os anos de 2006 a 2011? Nesse sentido, por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, e abordagem quantitativa e qualitativa, busca-se responder a questão norteadora desse estudo. O universo da pesquisa são os setores das empresas listadas na BM&FBovespa, que possuíram e possuem no mínimo uma empresa que integrou e integra o ISE, entre os anos de 2006 a 2011. Contudo é possível concluir que, não há existência de sinergia suficiente para afirmar decisivamente que a sustentabilidade influi nos indicadores econômico-financeiros das empresas estudadas, o que de certa forma já era esperado, em virtude que essa relação poderá apresentar aspectos mais conclusivos no médio e longo prazo.
Palavras-chaves: Bancos. Performance Econômico-financeira. Sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional