RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ACESSO AOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Francielly Dornelas Correia Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vicente Bruno Júnior Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a existência de relações entre o desempenho dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, medido pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o ingresso dos alunos em programas de pós-graduação, em nível de mestrado. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo procedimento para coleta de dados é a pesquisa documental. São investigados os programas de mestrado acadêmicos em Ciências Contábeis mantidos por instituições públicas brasileiras e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 31/12/2011. Foram constatadas diferenças significativas entre as médias das instituições que tiveram alunos ingressantes em programas de mestrado acadêmico e a média nacional para o CPC e todos os indicadores que o compõem. Também foi verificado que 71% dos alunos pesquisados vieram de universidades públicas. Da mesma forma, 43% dos alunos pesquisados fazem o mestrado na mesma instituição em que se graduaram. Esses achados evidenciam, entre outros aspectos, a relevância da qualificação acadêmica do quadro docente que atua nos cursos de graduação. Dessa forma, considera-se que os resultados desta pesquisa constituem-se em evidências empíricas da capacidade de esses indicadores, notadamente, o ENADE, sinalizarem a capacidade dos alunos em empreenderem estudos avançados.

Palavras-chave: ENADE. IDD. Desempenho Acadêmico. Pós-Graduação Stricto Sensu. Ciências Contábeis

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é coordenador dos cursos de graduação e professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU.
Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
É Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU.
Francielly Dornelas Correia Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduanda em Ciências Contábeis e participante do Programa de Ensino Tutorial (PET) da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Vicente Bruno Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduando em Ciências Contábeis e participante do Programa de Ensino Tutorial (PET) da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
06-01-2014
Como Citar
MIRANDA, G. J.; LEMES, S.; LIMA, F. D. C.; JÚNIOR, V. B. RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ACESSO AOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 1, p. 141-162, 6 jan. 2014.
Seção
ARTIGOS