RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ACESSO AOS PROGRAMAS DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar a existência de relações entre o desempenho dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, medido pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o ingresso dos alunos em programas de pós-graduação, em nível de mestrado. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo procedimento para coleta de dados é a pesquisa documental. São investigados os programas de mestrado acadêmicos em Ciências Contábeis mantidos por instituições públicas brasileiras e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 31/12/2011. Foram constatadas diferenças significativas entre as médias das instituições que tiveram alunos ingressantes em programas de mestrado acadêmico e a média nacional para o CPC e todos os indicadores que o compõem. Também foi verificado que 71% dos alunos pesquisados vieram de universidades públicas. Da mesma forma, 43% dos alunos pesquisados fazem o mestrado na mesma instituição em que se graduaram. Esses achados evidenciam, entre outros aspectos, a relevância da qualificação acadêmica do quadro docente que atua nos cursos de graduação. Dessa forma, considera-se que os resultados desta pesquisa constituem-se em evidências empíricas da capacidade de esses indicadores, notadamente, o ENADE, sinalizarem a capacidade dos alunos em empreenderem estudos avançados.
Palavras-chave: ENADE. IDD. Desempenho Acadêmico. Pós-Graduação Stricto Sensu. Ciências Contábeis
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional