PROPOSTA FORMATIVA VERSUS DESEMPENHO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IFES BRASILEIRAS

  • Emanuela Cristine Oliveira Silva Fundação Guimarães Duque - FGD
  • Thaiseany de Freitas Rêgo Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Resumo

O presente estudo objetiva analisar qual a relação entre o nível de aderência das propostas formativas, dos cursos de graduação em Ciências Contábeis (presencial) das IFES, e o desempenho dos discentes no ENADE. O recorte institucional observou as informações disponibilizadas no Portal do e-MEC, em termos de tipo de instituição, modalidade de curso, conceitos obtidos e carga-horária, bem como a divulgação do PPC no Portal de cada universidade, o que resultou em 31 IFES. O processo de coleta observou a análise dos PPC’s, quanto ao nível de aderência às propostas formativas do MEC (19 itens), CFC (50 itens) e ONU (24 itens), considerando a presença (1) e ausência (0) de informação. Os indicadores referentes aos conceitos dos cursos e das IFES, bem como a carga-horária e aderência às propostas foram organizados e empilhados para a análise cross section, com o auxílio do Gretl®. Os dados apontam que as IFES atendem pelo menos 60% da proposta do CFC e 63,16% da proposta do MEC. A UFU é à única instituição que atendeu a 100% a proposta do MEC e a UFMT – Cuiabá é a que menos adere às propostas formativas. No que diz respeito à carga-horária, destaca-se que a UFMT – Rondonópolis é a IFES que possui maior carga-horária total, com 3.500 horas, atendendo prioritariamente as propostas do MEC (84%) e do CFC (80%). Quanto aos conceitos recebidos pelo curso, a UFSC e a UFRGS são as únicas analisadas, que detém conceito 5 no ENADE, IGC e CPC. Outro ponto que chamou a atenção é que quatro instituições não seguem a indicação do CNE/CSE quanto à carga-horária, a UNIR, a UFES, a UFCG e a UFPB. Além disso, o estudo aponta que o desempenho do ENADE é explicado mais pela aderência a proposta formativa do CFC, do que as demais propostas e a carga-horária.

Palavras-chave: Proposta formativa. Projeto pedagógico de curso. Avaliação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaiseany de Freitas Rêgo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais

Ciências Contábeis

Publicado
03-07-2014
Como Citar
SILVA, E. C. O.; RÊGO, T. DE F. PROPOSTA FORMATIVA VERSUS DESEMPENHO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IFES BRASILEIRAS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 2, p. 55-74, 3 jul. 2014.
Seção
ARTIGOS