EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL EM FUNDAÇÕES PRIVADAS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE ENTIDADES DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Luís Otávio Pacheco PPGCC/UFRJ
  • Natan Szuster PPGCC/UFRJ
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo PPGCC/UFRJ

Resumo

Neste estudo buscou-se conhecer a evidenciação contábil de fundações privadas de saúde do município de Belo Horizonte, a partir da análise das prestações de contas destas entidades, do período de 2007 a 2011, e analisar a utilização do SICAP como instrumento de accountability.  Fez-se uso da investigação qualitativa para verificar o nível de evidenciação contábil das demonstrações contábeis obrigatórias nas prestações de contas das três fundações privadas selecionadas para o estudo, a partir de um modelo de investigação que comparou os documentos elaborados para as prestações de contas às exigências mínimas das Normas Brasileiras de Contabilidade para a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos. Pode-se concluir que as entidades não atendem adequadamente as normas contábeis na evidenciação de suas demonstrações contábeis obrigatórias, conduzindo a uma inadequada evidenciação contábil nas prestações de contas apresentadas ao Ministério Público. Concluiu-se também que o SICAP não pode por si só ser considerado um instrumento adequado de accountability, visto que apresenta necessidade de melhoria e compatibilização às exigências das normas contábeis.

Palavras chave: Evidenciação; Terceiro Setor; Prestação de Contas; Fundações; SICAP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

25-07-2014

Como Citar

PACHECO, L. O.; SZUSTER, N.; MACEDO, M. A. da S. EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL EM FUNDAÇÕES PRIVADAS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE ENTIDADES DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 240–260, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4895. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS