DETERMINANTES DA AVALIAÇÃO DOS ATIVOS BIOLÓGICOS A VALOR JUSTO, EM EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Resumo
Este estudo tem o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a influência dos indicadores econômico-financeiros na avaliação dos ativos biológicos a valor justo, em empresas listadas na BM&FBOVESPA após a adoção do CPC 29? Tem como objetivo identificar a influência dos indicadores econômico-financeiros na avaliação dos ativos biológicos a valor justo, em empresas listadas na BM&FBOVESPA após a adoção do CPC 29, no período de 2009 a 2012. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Aplicou-se check list com a finalidade de identificar por meio das notas explicativas quais foram às classes de ativos biológicos divulgados pela entidade da amostra. Utilizou-se da Análise em Painel, com efeitos fixos e dados balanceados, sendo usado o modelo da Regressão Linear Múltipla, por meio dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), com o uso do software SPSS® e LHStat para relacionar a variável dependente (índice de evidenciação) e as variáveis independentes (TAMANHO, ROE, ROA e PBBA). Constatou-se que as variáveis significativas no modelo foram Tamanho da empresa e ROA. Verificou-se que na medida que o Tamanho da empresa aumenta, melhora também o nível de evidenciação dos ativos biológicos. Já, quando o ROA aumenta, diminui a divulgação de ativos biológicos e vice-versa.
Palavras-chave: Ativos biológicos, índice de evidenciação, indicadores de desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional