ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBRX-50
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8012Resumo
O objetivo da pesquisa é identificar o nível de evidenciação e variáveis que influenciam a divulgação das informações por segmento das companhias abertas atuantes no mercado brasileiro, nos anos de 2010 a 2014. A amostra final da pesquisa foi formada por 45 companhias que compõem o índice IBrX-50 da BM&FBovespa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, além de assumir natureza documental. O estudo baseou-se em análises das notas explicativas, e aplicou-se o modelo de regressão com dados em painel. Os resultados apontam uma evolução no nível de divulgação em 57% dos itens. Ao analisar as notas explicativas das empresas da amostra nos quatro anos, verificou-se que 6,7% não apresentaram informações por segmento em 2010, 4,4% em 2011, 2,2% em 2012, 2,2% em 2013 e em 2014 todas as companhias da amostra apresentaram as informações por segmento. Dentre as que apresentaram informações por segmento, 19% das empresas informaram que possuíam apenas um segmento em 2010, 20,9% em 2011, 22,7% em 2012, 25% em 2013 e 26,7% em 2014. Observou-se também que, dentre as empresas com dois ou mais segmentos, as companhias com maior grau de endividamento tendem a ter um maior nível de evidenciação de informações por segmento.
Palavras-chave: Informações por segmento. Evidenciação. CPC 22.
Downloads
Referências
AILLÓN, H. S.; SILVA, J. O. da; PINZAN, A. F.; WUERGES, A. F. E. Análise das informações por segmento: divulgação de informações gerenciais pelas empresas brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade. v. 10, n. 19, p. 33-48, jan/abr. 2013.
BENJAMIN, S. J.; MUTHAIYAH, S.; MARATHAMUTHU, M. S.; MURUGAIAH, U. A study of segment reporting practices: a Malaysian perspective. Journal of Applied Business Research. v. 26, n. 3, p. 31-42, 2010.
IUDÍCIBUS, S. de; MARTINS, E.; GELBCKE, E. R.; SANTOS, A. dos. Manual de contabilidade societária – aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. São Paulo: Atlas, 2010.
MAPURUNGA, P. V. R.; PONTE, V. M. R.; HOLANDA, A. P. Fatores explicativos da aderência das firmas brasileiras ao disclosure relativo às informações por segmento. Enfoque: Reflexão Contábil, Maringá, v. 33, n. 1, p. 53-69, jan/abr. 2014.
SCHVIRCK, E.; GASPARETTO, V. Divulgação voluntária de informações por segmento e governança corporativa antes da vigência do CPC 22. In: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD, setembro 2011. Anais... Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011. CD-ROM.
SCHVIRCK, E.; LUNKES, R. J.; GASPARETTO, V.; BORBA, J. A. Convergência internacional das normas contábeis e as alterações na estrutura do relatório por segmentos: Da divulgação voluntária ao advento do CPC 22. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 10, n. 1, p. 67-83, jan/mar. 2014.
TALHA, M.; SALIM, A. S. What prompts firms to choose between business and geographic segments as a primary segment? Managerial Auditing Journal. v. 25, n. 1, p. 17-31, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional