ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE CUSTOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS COM O CURRÍCULO MUNDIAL

Autores

  • Ruth Carvalho de Santana Pinho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Denise Nunes Rodrigues Instituto Federal de Educação do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8073

Resumo

O Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR visa atender aos requisitos para a formação do profissional contador e é decorrente do processo de globalização. Dentre os blocos de conhecimento concernentes à formação na área contábil, destaca-se aquele voltado para custos, haja vista ser uma ferramenta por excelência para tomada de decisão em um mundo globalizado e altamente competitivo. Constitui-se ainda como um cabedal de conhecimentos menos influenciado por questões legais, econômicas e culturais, proporcionando, portanto, uma formação mais próxima do nível global. Nesse sentido, este estudo busca identificar o nível de similaridade nas ementas e programas dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades federais no tocante aos conteúdos ministrados na área de custos comparando-os com o Currículo Mundial. A pesquisa aplicada é quali quantitativa, descritiva e documental. Inicialmente, procurou-se identificar no sítio das 39 Universidades federais que oferecem o curso de Ciências Contábeis, aquelas que disponibilizavam a ementa ou programas das disciplinas voltadas para área de custos, obtendo, assim, um total de 29 Universidades. Os resultados da pesquisa, expressos em percentuais, evidenciaram conteúdos com maior adesão e outros com adesão menor, bem como alguns que não foram abordados por uma Universidade sequer. Concluiu-se, com base no índice de similaridade por Universidade, de forma geral, que a conformidade das disciplinas de custos das Universidades federais com Currículo Mundial é moderada e no conjunto, se aproxima dos resultados de pesquisas anteriores. Uma adesão uniforme e generalizada pelas Universidades seria impraticável por razões intrínsecas às instituições, mormente a sua autonomia, as diferenças regionais e os respectivos Projetos Político-Pedagógicos.

Palavras-chave: Currículo. Currículo Mundial. Custos. Contabilidade. Universidades federais.

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Biografia do Autor

Ruth Carvalho de Santana Pinho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: transparência; credibilidade, auditoria, competitividade, independência e educação contábil.

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Publicado

18-04-2016

Como Citar

PINHO, R. C. de S.; RODRIGUES, M. D. N. ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE CUSTOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS COM O CURRÍCULO MUNDIAL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 76–91, 2016. DOI: 10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8073. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8073. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS