ESTRATÉGIAS DE ENSINO APLICADAS NA ÁREA DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Manuella de Piemonte Pereira Borges Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8186

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar, na percepção dos discentes do curso de Graduação em Ciências Contábeis, quais as principais estratégias de ensino aplicadas na educação contábil na área de Contabilidade Gerencial e que geram maior eficácia ao aprendizado. O estudo classifica-se como descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando-se do levantamento, com a aplicação de um questionário. A amostra é composta por 271 estudantes matriculados entre o quinto e decimo período do curso de Ciências Contábeis vinculados a duas instituições de ensino, uma pública e outra privada, localizadas na cidade de Uberlândia-MG. Para a análise dos resultados, utilizaram-se a estatística descritiva e o teste não paramétrico Mann Whitney. Os resultados evidenciaram que as estratégias de ensino que os discentes consideram mais significativos para o aprendizado na contabilidade gerencial são aquelas comumente utilizadas pelos docentes, quais sejam: Trabalho em Grupo/Seminário; Leitura/Estudo Dirigido e Aula Expositiva, tais resultados são convergentes com estudos correlatos sobre a temática. Verificou-se na percepção dos discentes que os fatores que influenciam na escolha da estratégia de ensino aplicadas nas disciplinas na área de contabilidade gerencial, estão relacionados, principalmente, à experiência didática do docente e aos objetivos educacionais determinados para as disciplinas.

Palavras-chave: Educação Contábil; Ensino da contabilidade gerencial; métodos e Estratégias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo (2012). Mestre em Ciencias Contabeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo -PUC (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, no Curso de Ciências Contábeis. Tem experiência na área Contábil/Administrativa, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Gestão da Informação e Gestão do Terceiro Setor.

Manuella de Piemonte Pereira Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. Ed. Joinville: UNIVILLE, 2004.

ATKINSON, A. A.; BANKER, R. D.; KAPLAN, R. S.; YOUNG, S. M. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.

BÖER, G. B. Management accounting education: yesterday, today, and tomorrow. Issues in Accounting Education, v. 15, n. 2, p. 313-334, 2000.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CES 10/2004, de 16 de Dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2004. Seção 1, p. 15.

CARDOSO, J. L.; SOUZA, M. A. de; ALMEIDA, L. B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Base - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3, n. 3, p. 275-284, set./dez. 2006.

CASTANHO, M. E. L. M. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 2003.

COSTA, S. A. da; PFEUTI, M. L. M.; CASA NOVA, S. P. As estratégias de ensino – aprendizagem utilizadas pelos docentes e o envolvimento dos alunos: uma proposta didática. Anais... Rio de Janeiro: ENANPAD, 2013.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B.; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n. 44, p. 9-22, maio/ago. 2007.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LEAL, D. T. B.; CORNACHIONE Jr., E. A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 91-113, jul./set. 2006.

LOPES, A. F.; AZAMBUJA, J. Q.; VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E.; SOUZA, M. L. R.; FELTRAN, R. C. L. Técnicas de ensino: por que não? São Paulo: Papirus, 2003.

MADUREIRA, N. L.; SUCCAR Jr., F.; GOMES, J. S. Estudo sobre os métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da universidade estadual do rio de janeiro (Uerj): a percepção de docentes e discentes. Revista de Informação Contábil, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 43-53, 2011.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. In: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 9., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Departamento de Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2009.

MIRANDA, C. S.; RICCIO, E. L; MIRANDA, A. M. M. O ensino da contabilidade gerencial no Brasil: uma avaliação de grades curriculares e literatura didática. Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 25-42, maio/ago. 2013.

MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A.; CASA NOVA, S. P. C. Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita? In: COIMBRA, C. L. Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.

MOROZINI, J. F.; CAMBRUZZI, D.; LONGO, L. Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso de ciências contábeis do ponto de vista acadêmico. Revista Capital Científico do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Guarapuava, Paraná, v. 5, n. 1, p. 88-102, jan./dez. 2007.

NGANGA, C. S. N.; FERREIRA, M. A.; NETO, E. B. M. N.; LEAL, E. A. L. Estratégias e técnicas aplicadas no ensino da contabilidade gerencial: um estudo com docentes do curso de ciências contábeis. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4., 2013, Brasília. Anais... Brasília, 2013. CD-ROM.

OLIVEIRA, A. J.; RAFFAELLI, S. C. D.; COLAUTO, R. D.; NOVA, S. P. C. Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 236-262, 2013.

OTT, E.; CUNHA, J. V. A. da; CORNACHIONE Jr., E. B; LUCA, M. M. M. de. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 22, n. 57, p. 338-356, set./nov./dez. 2011.

PADOAN, F. A. C.; ALMEIDA, L. B.; KUHL, M. R.; LEITE, R. M. Métodos e técnicas utilizados no ensino da disciplina de contabilidade de custos em cursos de ciências contábeis: um estudo exploratório em instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., 2007, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Associação Brasileira de Custos, 2007.

PALMER, Kristine N.; ZIEGENFUSS, Douglas. E.; PINSKER, R. E. International knowledge, skills, and abilities of auditors/accountants. Managerial Auditing Journal, n.19, v. 7, p. 889-896, 2004.

PELEIAS, I. R (org). Didática do ensino da contabilidade - aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Atlas, 2006.

PILETTI, C. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2006.

RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e dinamização das aulas. São Paulo: Papirus, 2008.

SOUZA, A. A.; AVELAR, E. A.; BOINA, T. M.; RODRIGUES, L. T. Ensino da contabilidade gerencial: estudo dos cursos de ciências contábeis das melhores universidades brasileiras. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 69-90, 2008.

TAN, L. M.; FLOWER, M. B.; HAWKES, L. Management accounting curricula: striking a balance between the views of educators and practitioners. Accounting Education, v. 13, n. 1, p. 51-67, mar. 2004.

VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: por que não? 19. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

VIEIRA, R. M; VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2005.

Downloads

Publicado

18-04-2016

Como Citar

LEAL, E. A.; BORGES, M. de P. P. ESTRATÉGIAS DE ENSINO APLICADAS NA ÁREA DA CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–18, 2016. DOI: 10.21680/2176-9036.2016v8n2ID8186. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8186. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS