COMPREENSÃO DE LEITURA DE GRADUANDOS EM CONTABILIDADE: A PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • José Ricardo Maia de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID9623

Resumo

O presente estudo evidencia o estado de arte da literatura em Contabilidade sobre nível de compreensão de leitura de graduandos e, a partir desta, evidenciar questões subjacentes que fomentem a condução de pesquisas no contexto brasileiro. Através de uma revisão da literatura, notou-se que a utilização de livros, demonstrações, normas contábeis e, mais recentemente, pareceres de auditoria e relatórios da administração é relativamente presente na avaliação da compreensibilidade. Entretanto, após o advento das International Financial Reporting Standards (IFRS), poucos estudos foram conduzidos, cenário esse que mostra-se não alinhado à relevante proeminência das habilidades subjacentes ao julgamento da essência sobre a forma e, consequentemente, à maior compreensão de leitura, isto é, analisar, sintetizar, criticar e avaliar (VAN RENSBURG; COETZEE; SCHMULIAN, 2014). Essa realidade é então explorada através da proposição de agenda de pesquisa segmentada em quatro perspectivas: refinando a técnica de mensuração; avaliação da relação entre a dificuldade do texto e a capacidade do leitor; relação com medidas de desempenho acadêmico; e determinantes da compreensibilidade discentes. 

Palavras chave: Compreensibilidade; Discentes de Contabilidade; Procedimento Cloze. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. da Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/7222237836912088

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Engenharia da Produção com Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade.

José Ricardo Maia de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Engenharia da Produção

Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Administração

Referências

ADELBERG, A. H. A methodology for measuring the understandability of financial report messages. Journal of Accounting Research, v. 17, n. 29, p. 565–592, 1979.

(________). The accounting syntactic complexity formula: a new instrument for predicting the readability of selected accounting communications. Accounting and Business Research, v. 13, n. 51, p. 163-175, 1983.

ADELBERG, A. H.; RAZEK, J. R. The Cloze procedure: a methodology for determining the understandability of accounting textbooks. The Accounting Review, v. LIX, n. 1, p. 109–122, 1984.

AKIN, F.; KORAY, Ö.; TAVUKÇU, K. How Effective is Critical Reading in the Understanding of Scientific Texts? Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 174, p. 2444-2451, 2015.

ANDERSON, T. H. Cloze measures as indices of achievement comprehension when learning from prose. Journal of Educational Measurement, summer, p. 83–92, 1974.

ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria de Resposta ao Item: conceitos e aplicações. ABE — Associação Brasileira de Estatística, 4º SINAPE, 2000.

ANDRADE, J. X.; MARTINS, G. A. Compreensibilidade de livros-texto de Contabilidade: um estudo empírico com a utilização da técnica Cloze. In: 4o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2003, CD-ROM.

ASHBY-DAVIS, C. Cloze and comprehension: A qualitative analysis and critique. Journal of Reading, p. 585-589, 1985.

AYVA, O. Developing Students’ Ability to Read, Understand and Analyze Scientific Data Through the Use of Worksheets that Focus on Studying Historical Documents. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 5128-5132, 2012.

BARGATE, K. The readability of managerial accounting and financial management textbooks. Meditari Accountancy Research, v. 20, n. 1, p. 4–20, 2012.

BARTH, M. E. Global financial reporting: Implications for U.S. academics. Accounting Review, v. 83, n. 5, p. 1159–1179, 2008.

BEUREN, I. M.; DALLABONA, L. F.; RODRIGUES JUNIOR, M. M. Compreensibilidade de Livros de Sistemas de Informação: Um Estudo com Aplicação da Técnica Cloze em Alunos de Mestrado e de Doutorado em Ciências Contábeis. Espacios, v. 33, n. 1, 2012.

BLOOMFIELD, R. Discussion of “annual report readability, current earnings, and earnings persistence”. Journal of Accounting and Economics, v. 45, n. 2, p. 248-252, 2008.

BOFF, M. L.; DOMINGUES, M. J. C. S.; ISHIKURA, E. R. The Cloze Technique in the Reading Comprehension Examining: a Study of Freshmen and Graduate Students of Accounting Sciences. In: 5th International Conference on Information Systems and Technology Management, 2008, São Paulo Anais... São Paulo: CONTECSI, 2008, CD-ROM.

BORASI, R.; SIEGEL, M.; FONZI, J.; SMITH, C. F. Using transactional reading strategies to support sense-making and discussion in mathematics classrooms: An exploratory study. Journal for Research in Mathematics Education, v. 29, p. 275–305, 1998.

BORMUTH, J. R. Cloze test readability: Criterion reference scores. Journal of Educational Measurement, v. 5, n. 3, p. 189-196, 1968.

CARVALHO, L. D. F.; MONTEIRO, R. D. M.; ALCARÁ, A. R.; SANTOS, A. A. A. D. Aplicação da TRI em uma Medida de Avaliação da Compreensão de Leitura. Psicologia: reflexão e crítica, n. 26, v. 1, p. 47-57, 2013.

CARVER, R. P. Predicting reading level in grades 1 to 6 from listening level and decoding level: Testing theory relevant the simple view of reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 10, 121-154, 1998.

CHIANG, W. C.; ENGLEBRECHT, T. D.; PHILLIPS, T. J. JR.; WANG, Y. Readability of financial accounting principles textbooks. The Accounting Educators’ Journal, v. XVIII, 47–80, 2008.

COSTA, P. D. S.; AQUINO, D. R. B.; LIMA, D. H. S.; SANTIAGO, J. S. O Teste Cloze na Avaliação de Aprendizagem: O Caso dos Alunos da Disciplina de Contabilidade de Custos I do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: IX Congresso Brasileiro de Custos – CBC, Florianópolis. Anais…, Florianópolis: CBC, 2005b, CD-ROM.

COSTA, P. S. O Teste Cloze na avaliação de aprendizagem: caso dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: VI Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo. Anais..., São Paulo: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006, CD-ROM.

COSTA, P. S.; AQUINO, D. R. B.; PALMEIRA, A. R. G.; LIMA, D. H. S.. Análise dos Níveis de Compreensibilidade dos Relatórios da Administração da Petrobrás - Uma Pesquisa Empírica entre os Alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). In: XXIX Encontro Nacional da ANPAD, Brasília Anais... Brasília: EnAnpad, 2005a, CD-ROM.

COSTA, P. S.; XAVIER, V. M.; C., MORAIS, R. S.; TIBÉRIO, C. S. B.. Estudo Empírico do Grau de Compreensibilidade e de Legibilidade dos Relatórios de Administração e da Escala de Locus de Controle nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. In: XXX Encontro Nacional da ANPAD¸ Salvador. Anais... Salvador: EnAnpad, 2006, CD-ROM.

DAVIDSON, R. A. Analysis of the complexity of writing used in Accounting textbooks over the past 100 years. Accounting Education: An International Journal, v. 14, n. 1, p. 53–74, 2005.

DAVISON, A.; KANTOR, R. On the Failure of Readability Formulas to Define Readable Texts: a Case Study from Adaptations. Reading Research Quarterly, v. 17, n. 2, p. 187-209, 1982.

DRAPER, R. J. School mathematics reform, constructivism and literacy: A case for literacy instruction in the reform oriented math classroom. Journal of Adolescent and Adult Literacy, v. 45, p. 520–529, 2002.

DREWS-BRYAN, A.; SCHLEIFER, L. A note on readability of accounting textbook passages and corresponding GAAP. Accounting Forum, December, p. 24–40, 1993.

DUBAY, W. H. The principles of readability. Impact Information, p. 1–76, 2004.

FAKHFAKH, M. The readability of international illustration of auditor's report: An advanced reflection on the compromise between normative principles and linguistic requirements. Journal of Economics, Finance and Administrative Science, v. 20, n. 38, p. 21-29, 2015.

FLORY, S. M.; PHILLIPS, T. J.; TASSIN, M. F.. Measuring readability: A comparison of Accounting textbooks. Journal of Accounting Education, v. 10, p. 151–161, 1992.

GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E.. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and Special Education, v. 7, p. 6-10, 1986.

HARRISON, C. Readability in the Classroom. Cambridge University Press, Cambridge, UK, 1980.

HEATH, R. L.; PHELPS, G. Annual reports II: Readability of reports vs. business press. Public Relations Review, v. 10, n. 2, p. 56-62, 1984.

HOOVER, W. A.; GOUGH, P. B. The simple view of reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 2, p. 127-160, 1990.

HOSKINS, R. L. Annual reports I: Difficult reading and getting more so. Public Relations Review, v. 10, n. 2, p. 49-55, 1984.

International Accounting Education Standards Board – IAESB. Handbook of International Education Pronouncements. New York, NY: International Federation of Accountants, 2010. Disponível em: <http://www.ifac.org/publications-resources/handbook-international-education-pronouncements-2010-edition>. Acesso em 01 Abr. 2016.

International Accounting Education Standards Board - IAESB. Handbook of International Education Pronouncements. 2014. Retrieved June 23, 2015, from http:// http://www.ifac.org/system/files/publications/files/Handbook-of-International-Education-Pronouncements-2014.pdf

JOLY, M. C. R. A.; NICOLAU, A. F. Avaliação de compreensão em leitura usando Cloze na 4ª série. Temas sobre Desenvolvimento, v. 14, p. 83-84, p.14-19, 2005.

JOLY, M. C. R. A.; PIOVEZAN, N. M. Funcionamento diferencial dos itens do Teste Cloze por Opção. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63, n. 2, p. 58-68, 2011.

JOLY, M. C. R. A.; TEIXEIRA, T. R. Avaliação informatizada da compreensão da linguagem impressa pelo Teste Dinâmico de Leitura (TDL). In: Estudos de testes informatizados para avaliação psicológica. Reppold, C. T., Joly, M. C. R. A. (Org.), 1. Casapsi: São Paulo, 2010.

JOLY, M. C. R. A. Avaliação da compreensão em leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC). Revista Mexicana de Orientación Educativa, v. 17, p. 1-8, 2009.

JONES, M. J. Methodological Themes: Critical Appraisal of the Cloze Procedure's Use in the Accounting Domain. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 10, n. 1, p. 105-120, 1997.

KIM, J. Y.; ANDERSON, T. Reading across the curriculum: A framework for improving the reading abilities and habits of college students. Journal of College Literacy and Learning, v. 37, p. 29–40, 2011.

KLAPWIJK, N. M. Cloze tests and word reading tests: Enabling teachers to measure learners’ reading-related abilities. Per Linguam: A Journal of Language Learning, v. 29, n. 1, p. 49–62, 2013.

LEHAVY, R., LI, F.; MERKLEY, K. The effect of annual report readability on analyst following and the properties of their earnings forecasts. The Accounting Review, v. 86, n. 3, p. 1087-1115, 2011.

LEWIS, N. R.; PARKER, L. D.; POUND, G. D.; SUTCLIFFE, P. Accounting report readability: The use of readability techniques. Accounting and Business Research, v. 16, n. 63, p. 199-213, 1986.

MEYER, B. J. F. Text Coherence and Readability. Topics in Language Disorders, v. 23, n. 3, July-September, 204-224, 2003.

RAABE, A.; STEVENS, K. C.; STEVENS, W. P. Tax textbooks readability: An application of the Cloze method. Journal of the American Taxation Association, v. 6, n. 1, p. 66–73, 1984.

RAZEK, J. R.; HOSCH, G. R.; PEARL, D. Readability of Accounting textbooks. Journal of Business Education, October, p. 23–26, 1982.

RILEY, J. D. Progressive Cloze as a remedial technique. The Reading Teacher, v. 39, n. 6, p. 576-581, 1986.

SANTOS, A. A. A. O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 217-226, 2004.

SANTOS, A. A. A. D.; VENDRAMINI, C. M. M.; SUEHIRO, A. C. B.; SANTOS, L. A. D. D. Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de Psicologia. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, n. 1, p. 83-91, 2006.

SHAFFER, R. J.; STEVENS, K. T.; STEVENS, W. P. Assessing the readability of government accounting standards: The cloze procedure. Journal of Technical Writing and Communication, v. 23, n. 3, p. 259–267, 1993.

SILVA, C. A. T.; COSTA, P. S.; RODRIGUES, F. F. Análise da Compreensibilidade e da Legibilidade dos Relatórios da Administração das Empresas Brasileiras de Capital Aberto do Setor de Energia Elétrica. In: XXIX Encontro Nacional da ANPAD, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnAnpad, 2005, CD-ROM.

SMITH, M.; TAFFLER, R. Readability and understandability: different measures of the textual complexity of accounting narrative. Accounting, Auditing & Accountability, v. 5, p. 84–98, 1992.

SPIRES, H. A.; DONLEY, J. Prior knowledge activation: Inducing Engagement with informational texts. Journal of Educational Psychology, v. 90, n. 2, p. 249-260, 1998.

STEVENS, K. C.; STEVENS, K. T.; STEVENS, W. P. A response to measuring readability: A comparison of accounting textbooks. Journal of Accounting Education, v. 11, p. 287–292, 1993.

STEVENS, W. P.; STEVENS, K. C.; RAABE, W. A. Communication in accounting: readability of FASB statements. Review of Business and Economic Research, Fall, p. 110–118, 1983.

STEVENS, W. P.; STEVENS, K. C.; RAABE, W. A. FASB statements in the classroom: a study of readability. Advances in Accounting, v. 2, p. 89–100, 1985.

SULLIVAN, M. C.; BENKE, R. L., JR.. Comparing introductory Financial Accounting textbooks. Journal of Accounting Education, v. 15, n. 1, p. 181–220, 1997.

TAYLOR, W. L. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, v. 30, p. 415-433, 1953.

VAN RENSBURG, C. J.; COETZEE, S. A.; SCHMULIAN, A. South African financial reporting students' reading comprehension of the IASB Conceptual Framework. Journal of Accounting Education, v. 32, n. 4, p. 1-15, 2014.

WEAVER, W. W.; KINGSTON, A. J. A factor analysis of the cloze procedure and other measures of reading and language ability. Journal of Communication, v. 13, n. 4, p. 252-261, 1963.

WHITEHOUSE-FURRER, M.; PERRIN, D. Comprehensibility and comprehensiveness of financial analysts’ reports. Studies in Communication Sciences, 2015.

WILLIAMS, R. S.; ARI, O.; SANTAMARIA, C. N. Measuring college students’ reading comprehension ability using Cloze tests. Journal of Research in Reading, v. 34, n. 2, p. 215–231, 2011.

Downloads

Publicado

02-01-2017

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. H. B. do; MACEDO, M. A. da S.; SIQUEIRA, J. R. M. de; FONSECA, A. C. P. D. da. COMPREENSÃO DE LEITURA DE GRADUANDOS EM CONTABILIDADE: A PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 324–343, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n1ID9623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/9623. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS