COMPREENSÃO DE LEITURA DE GRADUANDOS EM CONTABILIDADE: A PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • José Ricardo Maia de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n1ID9623

Resumo

O presente estudo evidencia o estado de arte da literatura em Contabilidade sobre nível de compreensão de leitura de graduandos e, a partir desta, evidenciar questões subjacentes que fomentem a condução de pesquisas no contexto brasileiro. Através de uma revisão da literatura, notou-se que a utilização de livros, demonstrações, normas contábeis e, mais recentemente, pareceres de auditoria e relatórios da administração é relativamente presente na avaliação da compreensibilidade. Entretanto, após o advento das International Financial Reporting Standards (IFRS), poucos estudos foram conduzidos, cenário esse que mostra-se não alinhado à relevante proeminência das habilidades subjacentes ao julgamento da essência sobre a forma e, consequentemente, à maior compreensão de leitura, isto é, analisar, sintetizar, criticar e avaliar (VAN RENSBURG; COETZEE; SCHMULIAN, 2014). Essa realidade é então explorada através da proposição de agenda de pesquisa segmentada em quatro perspectivas: refinando a técnica de mensuração; avaliação da relação entre a dificuldade do texto e a capacidade do leitor; relação com medidas de desempenho acadêmico; e determinantes da compreensibilidade discentes. 

Palavras chave: Compreensibilidade; Discentes de Contabilidade; Procedimento Cloze. 

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Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. da Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/7222237836912088

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Engenharia da Produção com Pós-Doutorado em Controladoria e Contabilidade.

José Ricardo Maia de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Engenharia da Produção

Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Administração

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Publicado

02-01-2017

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. H. B. do; MACEDO, M. A. da S.; SIQUEIRA, J. R. M. de; FONSECA, A. C. P. D. da. COMPREENSÃO DE LEITURA DE GRADUANDOS EM CONTABILIDADE: A PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 324–343, 2017. DOI: 10.21680/2176-9036.2017v9n1ID9623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/9623. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS