CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
Abstract
Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this magazine agree with the following terms:
Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution Licence which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.