Os ativos intangíveis mais relevantes na geração de valor em empresas de economia criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2023v15n1ID28712

Palavras-chave:

Ativos intangíveis. Economia Criativa. Estrutura do ativo intangível. Teoria baseada em recursos. Geração de valor.

Resumo

Objetivo: Este trabalho busca identificar quais são variáveis que melhor explicam a geração de valor em empresas de economia criativa que apresentam alto investimento em ativos intangíveis. O estudo focou o setor de economia criativa do Porto Digital da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.

Metodologia: A metodologia empregada foi uma pesquisa exploratória. Para o exame das variáveis, foi utilizada a análise multivariada com aplicação de análise fatorial exploratória, e para confirmação, o modelo de correlação de Spearman. Para coleta de dados, foi encaminhado às empresas, na segunda quinzena do mês de julho de 2021, um questionário semiestruturado preparado no Google Forms. As respostas foram validadas através do Alfa de Cronbach, e a adequação para utilização da análise fatorial foi medida através dos testes de KMO e Bartlett. Todos os resultados foram achados e demonstrados por meio da utilização do software IBM SPSS Statistics 26.

Resultados: As variáveis destacadas pelos resultados foram reunidas em três grupos e apresentadas em um modelo de demonstração contábil utilizando as definições da Teoria Baseada em Recursos. Por fim, o CEO de duas das mais destacadas empresas de Economia Criativa de Pernambuco emitiu sua opinião sobre essas variáveis. Esses comentários foram colocados no formato de nota explicativa da demonstração contábil. Os resultados apontaram que 13 variáveis foram classificadas em capital estrutural, relacional e humano.

Contribuições do estudo: Empresas de economia criativa trabalham essencialmente utilizando a capacidade de gerenciamento de todos os seus recursos intangíveis. Este artigo é o primeiro a fornecer evidências empíricas sobre as percepções dos gestores das empresas de economia criativa do Porto Digital do Recife sobre a importância e as contribuições dos ativos intangíveis para geração de valor em seus negócios, bem como avalia a resiliência organizacional dessas empresas no contexto da pandemia de covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Leite Valença, UFRPE

Mestre em Controladoria (UFRPE).

Adilson Celestino de Lima, UFRPE

Doutor em Administração (UFPE).

Referências

Abhayawansa, S., & Abeysekera, I. (2008). An explanation of human capital disclosure from the resource-based perspective. Faculty of Commerce - Papers, 12. https://doi.org/10.1108/14013380810872752.

Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. ([s.d.]).

Recuperado 26 de agosto de 2021, de

https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-

BR&user=k4OOHYMAAAAJ&citation_for_view=k4OOHYMAAAAJ:u-x6o8ySG0sC.

Benevene, P. (2010). Interaction between structural capital and human capital in Italian NPOs: Leadership, organizational culture and human resource management. Journal of Intellectual Capital, 11, 123–139. https://doi.org/10.1108/14691931011039642.

Bollen, L., Vergauwen, P., & Schnieders, S. (2005). Linking Intellectual Capital and Intellectual Property to Company Performance. Management Decision, 43, 1161–1185. https://doi.org/10.1108/00251740510626254.

Bontis, N. (2003). National Intellectual Capital Index: The Benchmarking of Arab Countries.

https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-7773-8.50011-X.

Bontis, N., & Fitz‐enz, J. (2002). Intellectual capital ROI: A causal map of human capital antecedents and consequents. Journal of Intellectual Capital, 3(3), 223–247.

https://doi.org/10.1108/14691930210435589.

Brennan, N., & Connell, B. (2000). Intellectual Capital: Current Issues and Policy Implications. Journal of Intellectual Capital, 1, 206–240. https://doi.org/10.1108/14691930010350792.

Bromiley, P., & Rau, D. (2016). Operations management and the resource-based view: Another view. Journal of Operations Management, 41, 95–106. https://doi.org/10.1016/j.jom.2015.11.003.

Bronzetti, G., & Sicoli, G. (2011). The application of intellectual capital reports in local authorities: Analysis and empirical evidence. Int. J. of Knowledge-Based Development, 2, 85–106. https://doi.org/10.1504/IJKBD.2011.040627.

Bukh, P., Nielsen, C., Gormsen, P., & Mouritsen, J. (2005). Disclosure of Information on Intellectual Capital in Danish IPO Prospectuses. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 18, 713–732. https://doi.org/10.1108/09513570510627685.

Chen, J., Zhu, Z., & Yuan Xie, H. (2004). Measuring intellectual capital: A new model and empirical study. Journal of Intellectual Capital, 5(1), 195–212. https://doi.org/10.1108/14691930410513003.

Chua, C., Lim, W., Soh, C., & Sia, S. K. (2012). Enacting Clan Control in Complex IT Projects: A Social Capital Perspective. Management Information Systems Quarterly, 36(2), 577–600. https://aisel.aisnet.org/misq/vol36/iss2/13.

Cohen, W., & Levinthal, D. (1990). Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, 35, 128–152. https://doi.org/10.2307/2393553.

Collins, C., & Smith, K. (2006). Knowledge Exchange and Combination: The Role of Human Resource Practices in the Performance of High-Technology Firms. Academy of Management Journal, 49, 544–560. https://doi.org/10.5465/AMJ.2006.21794671.

Edvinsson, L., & Malone, M. S. (1997). Intellectual capital: Realizing your company’s true value by finding its hidden brainpower (1. ed.). New York, NY : Harper Business.

Fernandez, R., Castilla, E., & Moore, P. (2000). Social Capital at Work: Networks and Employment at a Phone Center. American Journal of Sociology - AMER J SOCIOL, 105, 1288–1356. https://doi.org/10.1086/210432.

García-Ayuso Covarsí, M. (2003). Intangibles: Lessons from the Past and a Look into the Future. Journal of Intellectual Capital, 4, 597–604. https://doi.org/10.1108/14691930310504590.

Greffe, X. (2011). Managing Creative Enterprises—Creative industries—Booklet no. 3. World Intellectual Property Organization.

Jackson, S. E., Schuler, R. S., & Jiang, K. (2014). An Aspirational Framework for Strategic Human Resource Management. Academy of Management Annals, 8(1), 1–56. https://doi.org/10.5465/19416520.2014.872335.

Johanson, U., Mårtensson, M., & Skoog, M. (2001). Measuring to understand intangible performance drivers. European Accounting Review, 10(3), 407–437. https://doi.org/10.1080/09638180126791.

Kale, P., Singh, H., & Perlmutter, H. (2000). Learning and Protection of Proprietary Assets in Strategic Alliances: Building Relational Capital. Strategic Management Journal, 21.

https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(200003)21:33.3.CO;2-P.

Kijek, T., & Kijek, A. (2018). Is innovation the key to solving the productivity paradox? Journal of Innovation & Knowledge, 4. https://doi.org/10.1016/j.jik.2017.12.010.

Koman, M., & Lalović, G. (2018). Do Better Performing Companies Possess More Intangible Assets: Case of Slovenia. Economic and Business Review, 20(1), 5–50. http://ojs.ebrjournal.net/ojs/index.php/ebr/article/view/505.

Kon, A. (2016). On the creative economy chain in Brazil: Potential and challenges*. Brazilian

Journal of Political Economy, 36, 168–189. https://doi.org/10.1590/010131572016v36n01a10.

Lima, A., & De Montreuil Carmona, C. (2011). Determinan ts of formation of intellectual capital in producing companies of information technology and communication. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 12, 112–138. https://doi.org/10.1590/S167869712011000100005.

Malavski, O. S., Lima, E. P. de, & Costa, S. E. G. da. (2010). Modelo para a mensuração do capital intelectual: Uma abordagem fundamentada em recursos. Production, 20, 439–454. https://doi.org/10.1590/S0103-65132010005000050.

Mouritsen, J., Larsen, H. T., & Hansen, A. (2002). Be critical! critique and naivete: Californian and French connections in critical Scandinavian accounting research. Critical Perspectives on Accounting, 14(4), 497–513. https://research.cbs.dk/en/publications/be-critical-critiqueand-naivete-californian-and-french-connectio.

Petty, R., & Cuganesan, S. (2005). Voluntary Disclosure of Intellectual Capital by Hong Kong Companies: Examining Size, Industry and Growth Effects Over Time. Australian Accounting Review, 15(36), 40–50. https://doi.org/10.1111/j.1835-2561.2005.tb00291.x.

Petty, R., & Guthrie, J. (2000). Intellectual capital literature review: Measurement, reporting and management. Journal of Intellectual Capital, 1, 155–176. https://doi.org/10.1108/14691930010348731.

Radjenović, T., & Krstić, B. (2017). INTELLECTUAL CAPITAL AS THE SOURCE OF COMPETITIVE ADVANTAGE: THE RESOURCE-BASED VIEW. Facta Universitatis, Series: Economics and Organization, 0, 127–137. https://doi.org/10.22190/FUEO1702127R.

Roos, G., Bainbridge, A., & Jacobsen, K. (2002). Intellectual capital analysis as a strategic tool. Engineering Management Review, IEEE, 29, 46–46. https://doi.org/10.1109/EMR.2002.1032396.

Roos, J., Roos, G., Dragonetti, N., & Edvinsson, L. (1997). Intellectual Capital: Navigating in the New Business Landscape.

Sánchez, P., Chaminade, C., & Olea, M. (2000). Management of intangibles – An attempt to build a theory. Journal of Intellectual Capital, 1(4), 312–327. https://doi.org/10.1108/14691930010359225.

Saunila, M., & Ukko, J. (2014). Intangible aspects of innovation capability in SMEs: Impacts of size and industry. Journal of Engineering and Technology Management, 33, 32–46.

https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2014.02.002.

Stewart, T. A. (1997). Capital Intelectual. A Nova Vantagem Competitiva Das Empresas. Elsevier.

Streiner. (2003). Starting at the Beginning: An Introduction to Coefficient Alpha and Internal Consistency. Journal of personality assessment, 80, 99–103. https://doi.org/10.1207/S15327752JPA8001_18.

Suciu, M.-C. (2008). THE CREATIVE ECONOMY. Lex et Scientia.

Sveiby, K. E. (1997). The New Organizational Wealth: Managing & Measuring Knowledge-based Assets. Berrett-Koehler Publishers.

Sydler, R., Haefliger, S., & Pruksa, R. (2014). Measuring intellectual capital with financial figures: Can we predict firm profitability? European Management Journal, 32(2), 244–259. https://doi.org/10.1016/j.emj.2013.01.008.

Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509–533. https://doi.org/10.1002/(SICI)10970266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z.

Tiadatara, D. I. ([s.d.]). Joseph F. Hair, William C. Black, Barry J. Babin, Rolph E. Anderson Multivariate Data Analysis 7th Edition 2009. Recuperado 26 de agosto de 2021, de https://www.academia.edu/6955544/Joseph_F_Hair_William_C_Black_Barry_J_Babin_ Rolph_E_Anderson_Multivariate_Data_Analysis_7th_Edition_2009.

Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2005). Managing Innovation: Integrating technological, market and organizational change. 3rd Edition. John Wiley.

https://research.brighton.ac.uk/en/publications/managing-innovation-integratingtechnological-market-and-organiza.

Twigg, M. W. (2010). Discovering Statistics using SPSS. 3rd Edn A. Field 259 × 190 mm. Pp. 856. Illustrated. 2009. SAGE Publications: London. ISBN: 978-1-84787-907-3. BJS (British Journal of Surgery), 97(6), 967–967. https://doi.org/10.1002/bjs.7040.

Wang, C. L., & Ahmed, P. K. (2007). Dynamic capabilities: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, 9(1), 31–51. https://doi.org/10.1111/j.14682370.2007.00201.x.

Wang, C.-H., Yen, C.-D., & Liu, G. H. W. (2015). How intellectual capital influences individual performance: A multi-level perspective. Computers in Human Behavior, 51, 930–937.https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.10.044.

Wernerfelt, B. (1984). A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, 5(2), 171–180. https://doi.org/10.1002/smj.4250050207.

Yitmen, I. (2011). Intellectual Capital: A Competitive Asset for Driving Innovation In Engineering Design Firms. Engineering Management Journal; EMJ, 23, 3–19. https://doi.org/10.1080/10429247.2011.11431891.

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

VALENÇA, P. H. L.; LIMA, A. C. de. Os ativos intangíveis mais relevantes na geração de valor em empresas de economia criativa. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 346–364, 2023. DOI: 10.21680/2176-9036.2023v15n1ID28712. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/28712. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)