Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 4 – Número 1 – jan./jun./2012
Resumo
É com satisfação que informamos que a Revista Ambiente Contábil obteve a classificação B3 no Qualis/CAPES, triênio 2010-2012, na área de Administração, Contabilidade e Turismo. Desse modo, queremos registrar os agradecimentos aos autores, avaliadores e aos demais membros da equipe editorial.
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 7ª edição 09 (nove) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.
Artigo 1 - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DECISÓRIO DE PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DA RACIONALIDADE LIMITADA: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA TEORIA DOS PROSPECTOS E DAS HEURÍSTICAS DE JULGAMENTO de Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Manuela Moura Dantas e de Rafael Fernandes da Silva de Oliveira com objetivo de analisar o comportamento decisório de profissionais de contabilidade, tendo como base a Teoria da Racionalidade Limitada, proposta por Simon (1955).
Artigo 2 – O CASO DO BANCO PANAMERICANO SOB O PONTO DE VISTA DA ÉTICA de Brenno Lima Ferreira e de Paulo Roberto Barbosa Lustosa, que tem o objetivo de apresentar uma análise, do ponto de vista da ética, dos acontecimentos e concluir se as decisões tomadas pelos administradores do banco, pela CEF e pelos auditores independentes foram eticamente corretas.
Artigo 3 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS de Aneide Oliveira Araujo e de Valdério Freire de Moraes Júnior com o objetivo de analisar uma técnica de aprendizagem conhecida como portfólio em uma disciplina específica do curso de Contabilidade de uma universidade pública no Estado do Rio Grande do Norte.
Artigo 4 - A RELAÇÃO DE RISCO E RETORNO NAS EMPRESAS INTEGRANTES DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO PERÍODO DE 2008 a 2010 de Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti e Diego Rodrigues Boente com o objetivo geral de investigar a relação de risco e retorno das empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no período de 2008 a 2010.
Artigo 5 - CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EM REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS de Débora Pool da Silva Freitas, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Solimar Riograndino Zabot Schmitt, Taiane Lemõns Gonçalves e de Alexandre Costa Quintana com o objetivo de analisar a ocorrência do tema Contabilidade Ambiental, nas publicações dos periódicos da área contábil, vinculados a instituições que possuem Programa de Pós Graduação (PPG) em nível de Doutorado em Ciências Contábeis.
Artigo 6 – A ACESSIBILIDADE SOB O ENFOQUE ÉTICO NA CONTABILIDADE de Jonatas Dutra Sallaberry e de Bárbara Rocha Bittencourt Sallaberry tem por objetivo identificar atividades nos diversos campos de atuação da contabilidade voltadas às ações de inclusão social, com foco na acessibilidade das pessoas com necessidade especial, a fim de vincular o tema acessibilidade sob o ponto de vista da ética na ciência contábil.
Artigo 7 - ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CICLO DE VIDA NO PERÍODO DE 2000 A 2011 de Geovane da Silva Costa e de Diego Rodrigues Boente com o objetivo de analisar quais são as características das produções científicas sobre ciclo de vida.
Artigo 8 - IMPAIRMENT E O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA: CARACTERÍSTICAS DA EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL de Isabel Cristina Henriques Sales, Luiz Felipe Figueiredo de Andrade e de Luciana Miyuki Ikuno com o objetivo de analisar o grau de evidenciação das quinze maiores empresas de energia elétrica listadas na Bolsa de Mercadorias e Futuro e Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBovespa.
Artigo 9 - MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS CONTÁBEIS de Clayton Levy Lima de Melo, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira, Jorge Katsumi Niyama e de Anderson Luiz Rezende Mól com o objetivo geral de analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do FASB e do IASB.
Boa leitura. Cordiais saudações!
Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva
Editor
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional