Percepções discentes sobre a influência de jogos educacionais na realização e motivação, um estudo baseado na Teoria do Fluxo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID23027

Palavras-chave:

Teoria do Fluxo; Jogos Educacionais; Avaliação; Realização Discente; Motivação Discente.

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência de jogos educacionais nas percepções de motivação e realização dos discentes de uma disciplina de Contabilidade e Análise de Custos de uma IES da região Sul do Brasil.

Metodologia: Aplicou-se um jogo seguido de um questionário a 32 (trinta e dois) estudantes. O jogo aplicado chama-se Space Race. O questionário baseou-se na Teoria do Fluxo com intuito de captar as percepções dos alunos quanto à experiência de fluxo vivenciada durante a aplicação do jogo. A Teoria do Fluxo analisa o estado mental caracterizado pela concentração e foco em uma atividade, tendo como consequência a realização e a motivação, baseando-se no equilíbrio entre habilidades e o desafio enfrentado. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva e Teste de Kruskal-Wallis.

Resultados: Os resultados evidenciaram que os alunos vivenciaram uma experiência de fluxo, sendo as dimensões Clareza do Objetivo e o Feedback as que mais contribuíram para esse resultado. Outros resultados foram que: i) o Feedback imediato motivou os alunos que estavam acertando as questões, porém frustrou os que estavam errando; ii) a competição oriunda do jogo gerou reações diversas de ansiedade a motivação nos alunos e; iii) problemas com a conexão com a internet durante a realização do jogo revelam uma barreira tecnológica.

Contribuições do Estudo: O estudo contribui ao: i) apresentar a Teoria do Fluxo e suas dimensões, ferramenta que pode ser utilizada para mensuração da motivação e realização discente; ii) analisar as percepções dos discentes diante da aplicação de um jogo educacional; iii) introduzir um jogo gratuito adequado ao contexto do ensino em contabilidade.

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Biografia do Autor

Rafael Scuizato Telles, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEAUSP-RP).

Luana Santos Mateo, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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Publicado

04-07-2022

Como Citar

TELLES, R. S.; SANTOS MATEO, L.; MENEZES DA FONSECA TONIN, J. . Percepções discentes sobre a influência de jogos educacionais na realização e motivação, um estudo baseado na Teoria do Fluxo . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 320–337, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n2ID23027. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/23027. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)