ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE VOLTADA PARA O SEGMENTO DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL
Resumo
A pesquisa objetivou identificar as mudanças ocorridas na produção científica brasileira em contabilidade voltada para o segmento de Gestão Social e Ambiental, publicada em periódicos no nível Qualis A, B e C, nos últimos 20 anos. A fundamentação teórica aborda aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental, contabilidade ambiental, contabilidade social, instrumentos contábeis de evidenciação da responsabilidade social das empresas, os relatórios sociais de apoio à gestão ambiental entre outros aspectos ligados ao tema. A metodologia admitida caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com metodologia de uma pesquisa documental e com o método dedutivo. Utilizando para isso, o instrumento de análise com base nas seis dimensões definidas para o estudo, quais sejam: quantitativa, autoria, temática, metodologia, referencial teórico e cientificidade. A coleta de dados foi realizada no portal de cada um dos periódicos selecionados e por meio destes impressos, durante o ano de 2010. A conclusão indica que a contabilidade voltada para o segmento de gestão social e ambiental vem, nos últimos anos, dando largos passos para evoluir e atender as necessidades sociais, econômicas e financeiras da sociedade; e que é preciso avançar um pouco mais no rigor metodológico utilizado nos trabalhos produzidos.
Palavras-chave: Contabilidade. Gestão. Social. Ambiental. Produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional