CUSTO DE CAPITAL MÉDIO PONDERADO NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA ADERÊNCIA ACADÊMICA E A PRÁTICA DE MERCADO

Autores

  • Moisés Ferreira Cunha Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ednei Morais Pereira
  • Alethéia Ferreira da Cruz
  • Ilírio José Rech

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de investigar a aderência entre a prática e a literatura atual sobreo uso do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). Para verificar a prática de mercado,realizou-se uma análise nos laudos de avaliação econômico financeiro para os fins de ofertapública de aquisição de ações (OPAs), disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários(CVM), de 2004 a 2009. Pelos resultados analisados, concluiu-se que 79% dos laudosaplicaram corretamente o modelo do WACC, como taxa de desconto apropriada ao fluxo decaixa livre da firma, mas apenas 5% utilizaram os valores de mercado para a proporção dopatrimônio líquido e dívida no cálculo dessa taxa, e ainda, somente estes laudos (5%)utilizaram a taxa de desconto variável ao longo de todo período projetado. E também, ficouevidenciado que a previsão de uma estrutura “ótima” de capital seguido pelo valor contábilpredomina as taxas de desconto utilizadas nas avaliações, o que vai de encontro com opreconizado pela literatura atual, mostrando uma falta de aderência entre a prática e aspesquisas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Ferreira Cunha, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de Sáo Paulo (USP), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Ciências Contábeis. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Pesquisador na área da Controladoria e Finanças, com ênfase na linha de Finanças corporativas (Valuation).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-09-2013

Como Citar

CUNHA, M. F.; MORAIS PEREIRA, E.; FERREIRA DA CRUZ, A.; JOSÉ RECH, I. CUSTO DE CAPITAL MÉDIO PONDERADO NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA ADERÊNCIA ACADÊMICA E A PRÁTICA DE MERCADO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 20–36, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4142. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS