Transexualidade: as consequências do preconceito escolar para a vida profissional

Autores/as

  • Heloisa Aparecida de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marcia Hespanhol Bernardo Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

Transexualidade. Escolaridade. Trabalho. Preconceito

Resumen

Nesse artigo, discute-se a relação entre os problemas encontrados no ambiente escolar e a dificuldade para a colocação profissional de mulheres transexuais. A partir do enfoque da Psicologia Social, adotou-se como metodologia a proposição do “Campotema” que permite maior compreensão do assunto estudado, acessando-o nos mais diversos espaços em que se manifeste. Os resultados indicam que a falta de aceitação e o preconceito no ambiente escolar geram obstáculos para o bom aproveitamento da educação formal e alto índice de evasão escolar entre as transexuais. A baixa escolaridade decorrente desse contexto soma-se aos estigmas e à vulnerabilidade social dessa população, tendo como consequência uma grande dificuldade para inserção no mercado de trabalho formal, especialmente, em cargos que exigem maior qualificação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

APARECIDA DE SOUZA, H.; HESPANHOL BERNARDO, M. Transexualidade: as consequências do preconceito escolar para a vida profissional. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 8, n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/6548. Acesso em: 21 nov. 2024.