El nombre social como factor de inclusión de estudiantes transexuales y travestis en la EPT

Autores/as

  • Maria do Carmo Conopca
  • Maria José de Resende Ferreira
  • Octavio Cavalari Junior

Resumen


O texto problematiza os trâmites da proposta de regulamentação do
direito ao uso do nome social pelas pessoas transexuais pelo Conselho
Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com vistas à
garantia do direito à educação e à promoção de um ambiente acolhedor
e inclusivo para a população LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais,
Travestis, Transexuais, Queer e Intersexuais). Os Estudos de Gênero
e Sexualidade na interface com a produção do campo do Trabalho e
Educação são tomados como base teórica. Metodologicamente, valemo-
nos dos aportes da pesquisa qualitativa e das técnicas da pesquisa
documental (HELDER, 2006) e do método indiciário (GINSBURG,
1989). Espera-se contribuir para a visibilidade da problemática relativa
à identidade de gênero e à orientação sexual dos/as estudantes
do IFES e no fomento à criação de núcleos de estudos de Gênero e de
Sexualidade nos campi do Instituto.


Palavras-chave: Políticas de inclusão. Diversidade. Transexualidade.
Nome social. Gênero.

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Publicado

24-12-2018

Cómo citar

CONOPCA, M. do C.; FERREIRA, M. J. de R.; JUNIOR, O. C. El nombre social como factor de inclusión de estudiantes transexuales y travestis en la EPT. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 12, n. 19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/16357. Acesso em: 3 jul. 2024.