El nombre social como factor de inclusión de estudiantes transexuales y travestis en la EPT
Resumen
O texto problematiza os trâmites da proposta de regulamentação do
direito ao uso do nome social pelas pessoas transexuais pelo Conselho
Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com vistas à
garantia do direito à educação e à promoção de um ambiente acolhedor
e inclusivo para a população LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais,
Travestis, Transexuais, Queer e Intersexuais). Os Estudos de Gênero
e Sexualidade na interface com a produção do campo do Trabalho e
Educação são tomados como base teórica. Metodologicamente, valemo-
nos dos aportes da pesquisa qualitativa e das técnicas da pesquisa
documental (HELDER, 2006) e do método indiciário (GINSBURG,
1989). Espera-se contribuir para a visibilidade da problemática relativa
à identidade de gênero e à orientação sexual dos/as estudantes
do IFES e no fomento à criação de núcleos de estudos de Gênero e de
Sexualidade nos campi do Instituto.
Palavras-chave: Políticas de inclusão. Diversidade. Transexualidade.
Nome social. Gênero.