Travestis e transexuais no universo das pesquisas científicas

Autores/as

  • Junior Araujo Sousa Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Pós-graduação em Saúde Coletiva. Linha de pesquisa: Saúde de grupos em situação de vulnerabilidade. http://orcid.org/0000-0002-6609-3049

Palabras clave:

Identidade de Gênero, Transexual, LGBT.

Resumen

O objetivo do artigo é de identificar as tendências de pesquisa com travestis, transexuais, analisando os periódicos disponibilizados pela BIREME e SCIELO, no período de 2009 a 2015. Foram selecionados 60 artigos científicos de 1378, vinculados aos critérios de inclusão e exclusão, utilizando na busca as palavras-chave: travestis, transexual. Os resultados indicaram uma concentração de publicações no foco atendimento em saúde, identidade de gênero, políticas públicas, transformação no corpo. Conclui-se que as principais tendências de pesquisa, se concentram no processo investigativo da área de Psicologia e da Saúde Coletiva, mas que outras áreas do conhecimento aparecem no estudo, como também das participações de instituições de fomento à pesquisa financiando estudos nacionais e internacionais no tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Junior Araujo Sousa, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Pós-graduação em Saúde Coletiva. Linha de pesquisa: Saúde de grupos em situação de vulnerabilidade.

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, ênfase em grupos de situação de vulnerabilidade em saúde com foco no grupo LGBT, Representante Discente na Gestão 2016/2017, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, experiência em Representações Sociais, possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP com habilitação em Análises Clinicas.

Publicado

09-05-2017

Cómo citar

SOUSA, J. A. Travestis e transexuais no universo das pesquisas científicas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9978. Acesso em: 21 nov. 2024.