Corpo, disciplina e poder na Escola Industrial de Natal (1942-1968)

Autores

  • Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa
  • Nina Maria da Guia de Sousa Silva
  • Olivia Morais de Medeiros Neta

Resumo


Objetivamos analisar práticas educativas relativas ao corpo, à disciplina
e ao poder na Escola Industrial de Natal, hoje denominada Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
– Campus Natal Central, que teve seu funcionamento no período de 1942
a 1968. Os entendimentos de Corpo, disciplina e poder fundamentados
em Foucault, Le Breton e Scharagrodsky são base à análise de fontes
disponíveis à consulta no Portal da Memória do IFRN. Concluímos que
as práticas esportivas, o canto orfeônico, os desfiles cívicos, o Corpo de
Vigilantes e eventos da cultura escolar como a Hora Cívica imprimiam à
Escola Industrial de Natal dispositivos de controle do tempo e dos corpos.


Palavras-chave: Corpo. Disciplina. Poder. Educação Profissional.

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Publicado

24-12-2018

Como Citar

LUSTOSA, W. E. A. de M.; SILVA, N. M. da G. de S.; NETA, O. M. de M. Corpo, disciplina e poder na Escola Industrial de Natal (1942-1968). Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 12, n. 19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/16359. Acesso em: 19 dez. 2024.