Diversidade Sexual na Escola: reflexões sobre as concepções de professores/as

Autores

  • Cassiano Celestino de Jesus
  • Elaine de Jesus Souza
  • Joilson Pereira da Silva

Palavras-chave:

Homossexualidade. Escola. Educadores/as.

Resumo

O silenciamento e a negação da diversidade sexual na escola contribuem para o
enaltecimento das manifestações de preconceitos, ocasionando uma série de conflitos e discriminações que vão desde piadas e apelidos pejorativos relativos
à sexualidade até exclusões e humilhações. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo principal apresentar as concepções de docentes acerca da diversidade sexual, visando incentivar estratégias didáticas para acolher a diversidade sexual na escola e combater a homofobia. Por meio da análise de conteúdo na modalidade categorial temática, os resultados evidenciaram a superficialidade de discussões sobre sexualidade e diversidade sexual na formação docente e a existência de práticas homofóbicas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2016

Como Citar

JESUS, C. C. de; SOUZA, E. de J.; SILVA, J. P. da. Diversidade Sexual na Escola: reflexões sobre as concepções de professores/as. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9659. Acesso em: 21 nov. 2024.