Impressão 3D e o Ensino de Geografia para aluna com Deficiência Visual

Autores

Palavras-chave:

Deficiência Visual; Ensino de Geografia; Impressão 3D; Desenho Universal da Aprendizagem.

Resumo

As dificuldades docentes quanto a inclusão de alunos com deficiência visual em sala de aula é uma situação constante na prática de professores, havendo necessidade de medidas que busquem minimizar esse fato. Partindo deste pressuposto, este trabalho busca apresentar um planejamento pedagógico para o ensino da Geografia, usando como recurso pedagógico a impressora 3D, para uma estudante com deficiência visual. Diante deste contexto escolar, questiona-se: quais ações a professora de Geografia, Cláudia (pseudônimo), poderia ter desenvolvido para garantir a inclusão das especificidades de uma aluna com deficiência visual e seus colegas, no planejamento da aula, e quais contribuições esse planejamento inclusivo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na turma do 6º ano do Ensino Fundamental? A partir desse questionamento, o trabalho traz como objetivo elaborar um plano de aula para uma turma do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, baseado no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), utilizando a impressora 3D para estudantes com deficiência visual. Para isso, foi construído um plano de aula e posteriormente o material didático foi customizado na impressora 3D, buscando criar representações do conteúdo proposto. O caso pode ser utilizado nos componentes curriculares de Educação Especial, Didática, Ensino de Geografia e na formação inicial e continuada de professores. 

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Referências

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Publicado

23-10-2020

Como Citar

MARTINS NETO, A. V.; NASCIMENTO, C. J. S.; SANTOS, J. T. G. .; VIANA, F. R. .; FONSECA, G. F. Impressão 3D e o Ensino de Geografia para aluna com Deficiência Visual. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11115, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20437. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos