TIRANDO LEITE DE PEDRA: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES

Autores

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Antônio Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Palavras-chave:

leitura, educação infantil, didática.

Resumo

O presente trabalho é fruto de análise e reflexão acerca das representações de Leitura e escola e suas implicações no Sucesso Escolar de crianças de classes populares e reflete a preocupação que tivemos em identificar as representações de pais, professores e alunos sobre a temática em questão, tendo como sujeitos da pesquisa, especialmente, crianças de origem popular e pequena herança de uma cultura escolar do ensino fundamental de escolas públicas de Cruzeta-RN. Ele tem como objetivo principal analisar alguns aspectos das trajetórias pessoais e familiares de alunos que tiveram um sucesso acadêmico improvável, porém alcançaram altos níveis de desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. La distinction. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.

BOURDIEU, Pierre. Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987.

BOURDIEU, Pierre. La noblesse de l'état. Paris: Les Éditions de Minuit, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Réponses: pour une anthropologie réflexive. Paris: Le Seuil, 1992a.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992b.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Entrevista a Yvette Delsault: sobre o espírito da pesquisa. Tempo Social, v. 17, n. 1, p. 175-210, jul. 2005.

BOURDIEU, Pierre. PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Les Éditions de Minuit, 1964.

BOURDIEU, Pierre. CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo, preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.

BOURDIEU, Pierre. EAGLETON, Terry. A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. In: COLOMER, Teresa e CAMPOS, Anna. O Ensino e a Aprendizagem da Leitura: A Concepção da Leitura e suas Implicações no Ensino. In: COLOMER, Teresa e CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre/RS: Artmed, 2002.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. In: Durkheim, vida e obra (Os pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1983, 203-245.

KATO, M. Estratégias cognitivas e metacognitivas no aprendizado da leitura. In: KATO, Mary A. et al. Estudos em Alfabetização: Retrospectivas nas áreas da psico e da sociolingüística. Campinas/SP: Pontes, 1998.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

SOLÉ. I. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre/RS: Artmed, 1998.

SMOLKA, A. L. et al. Leitura e desenvolvimento da Linguagem. São Paulo: Mercado Aberto, 1999.

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

SILVA, J. da C. .; TEODORO, A. . TIRANDO LEITE DE PEDRA: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e116, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20653. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos