TIRANDO LEITE DE PEDRA: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES

Autores/as

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Antônio Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Palabras clave:

leitura, educação infantil, didática.

Resumen

O presente trabalho é fruto de análise e reflexão acerca das representações de Leitura e escola e suas implicações no Sucesso Escolar de crianças de classes populares e reflete a preocupação que tivemos em identificar as representações de pais, professores e alunos sobre a temática em questão, tendo como sujeitos da pesquisa, especialmente, crianças de origem popular e pequena herança de uma cultura escolar do ensino fundamental de escolas públicas de Cruzeta-RN. Ele tem como objetivo principal analisar alguns aspectos das trajetórias pessoais e familiares de alunos que tiveram um sucesso acadêmico improvável, porém alcançaram altos níveis de desempenho escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOURDIEU, Pierre. La distinction. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.

BOURDIEU, Pierre. Le sens pratique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1984.

BOURDIEU, Pierre. Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987.

BOURDIEU, Pierre. La noblesse de l'état. Paris: Les Éditions de Minuit, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Réponses: pour une anthropologie réflexive. Paris: Le Seuil, 1992a.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992b.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Entrevista a Yvette Delsault: sobre o espírito da pesquisa. Tempo Social, v. 17, n. 1, p. 175-210, jul. 2005.

BOURDIEU, Pierre. PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Les Éditions de Minuit, 1964.

BOURDIEU, Pierre. CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo, preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.

BOURDIEU, Pierre. EAGLETON, Terry. A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. In: COLOMER, Teresa e CAMPOS, Anna. O Ensino e a Aprendizagem da Leitura: A Concepção da Leitura e suas Implicações no Ensino. In: COLOMER, Teresa e CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre/RS: Artmed, 2002.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. In: Durkheim, vida e obra (Os pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1983, 203-245.

KATO, M. Estratégias cognitivas e metacognitivas no aprendizado da leitura. In: KATO, Mary A. et al. Estudos em Alfabetização: Retrospectivas nas áreas da psico e da sociolingüística. Campinas/SP: Pontes, 1998.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

SOLÉ. I. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre/RS: Artmed, 1998.

SMOLKA, A. L. et al. Leitura e desenvolvimento da Linguagem. São Paulo: Mercado Aberto, 1999.

Publicado

01-06-2010

Cómo citar

SILVA, J. da C. .; TEODORO, A. . TIRANDO LEITE DE PEDRA: TRAJETÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e116, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20653. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos