ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Nazineide Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Inibição; demanda; desejo; mecanismo de defesa; inconsciente.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir de que forma a demanda excessiva da família, escola e sociedade em geral, em torno da necessidade de a criança aprender a ler e a escrever, tem contribuído para o desenvolvimento de mecanismos inconscientes de negação dessas aprendizagens, gerando, assim, o que a neopsicanálise vem a denominar inibição do desejo. Tal inibição, funcionando como mecanismo de defesa do ego contra os embates do superego (realidade circundante), tende a contribuir para uma rejeição a qualquer elemento que se remeta a tais atividades. Esse comportamento, no entanto, por que inconsciente, por vezes vêm a gerar uma outra faceta de defesa do ego, a formação reativa, que se caracteriza pelo apego exagerado ao discurso do Outro e aos elementos que remetam a tais práticas, em contradição a sua ansiedade inconsciente de negação. E essa discussão que se estende ao longo do trabalho, sendo corroborada pelo estudo de caso empreendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, A. B. B. I. A construção da Pessoa em Wallon e a construção do sujeito em Lacan. Petróplis/RJ: Vozes, 2003.

BETTELHEIM, B.; ZELAN, K. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre/RS: Artmed, 1984.

BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre/RS: Artmed, 1994.

CORDIÉ. Anny. Os fracassados não existem: Psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre/RS: Artmed, 1996.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: A psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001.

FURTH, H. G. Conhecimento como desejo: um ensaio sobre Freud e Piaget. Porto

Alegre/RS: Artmed, 1995.

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre/RS: Artmed, 1992.

Downloads

Publicado

01-02-2011

Como Citar

SILVA, J. da C. .; BRITO, N. . ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e212, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20665. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos