ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Nazineide Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Inibição; demanda; desejo; mecanismo de defesa; inconsciente.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir de que forma a demanda excessiva da família, escola e sociedade em geral, em torno da necessidade de a criança aprender a ler e a escrever, tem contribuído para o desenvolvimento de mecanismos inconscientes de negação dessas aprendizagens, gerando, assim, o que a neopsicanálise vem a denominar inibição do desejo. Tal inibição, funcionando como mecanismo de defesa do ego contra os embates do superego (realidade circundante), tende a contribuir para uma rejeição a qualquer elemento que se remeta a tais atividades. Esse comportamento, no entanto, por que inconsciente, por vezes vêm a gerar uma outra faceta de defesa do ego, a formação reativa, que se caracteriza pelo apego exagerado ao discurso do Outro e aos elementos que remetam a tais práticas, em contradição a sua ansiedade inconsciente de negação. E essa discussão que se estende ao longo do trabalho, sendo corroborada pelo estudo de caso empreendido.

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Referências

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Publicado

01-02-2011

Como Citar

SILVA, J. da C. .; BRITO, N. . ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e212, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20665. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos