ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Nazineide Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Inibição; demanda; desejo; mecanismo de defesa; inconsciente.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir de que forma a demanda excessiva da família, escola e sociedade em geral, em torno da necessidade de a criança aprender a ler e a escrever, tem contribuído para o desenvolvimento de mecanismos inconscientes de negação dessas aprendizagens, gerando, assim, o que a neopsicanálise vem a denominar inibição do desejo. Tal inibição, funcionando como mecanismo de defesa do ego contra os embates do superego (realidade circundante), tende a contribuir para uma rejeição a qualquer elemento que se remeta a tais atividades. Esse comportamento, no entanto, por que inconsciente, por vezes vêm a gerar uma outra faceta de defesa do ego, a formação reativa, que se caracteriza pelo apego exagerado ao discurso do Outro e aos elementos que remetam a tais práticas, em contradição a sua ansiedade inconsciente de negação. E essa discussão que se estende ao longo do trabalho, sendo corroborada pelo estudo de caso empreendido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASTOS, A. B. B. I. A construção da Pessoa em Wallon e a construção do sujeito em Lacan. Petróplis/RJ: Vozes, 2003.

BETTELHEIM, B.; ZELAN, K. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre/RS: Artmed, 1984.

BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre/RS: Artmed, 1994.

CORDIÉ. Anny. Os fracassados não existem: Psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre/RS: Artmed, 1996.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: A psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre/RS: Artmed, 2001.

FURTH, H. G. Conhecimento como desejo: um ensaio sobre Freud e Piaget. Porto

Alegre/RS: Artmed, 1995.

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4 ed. Porto Alegre/RS: Artmed, 1992.

Publicado

01-02-2011

Cómo citar

SILVA, J. da C. .; BRITO, N. . ESCREVEU, NÃO LEU, PAU COMEU: A DEMANDA EXCESSIVA DE PAIS E PROFESSORES COMO FATOR DE BASE E/OU SUSTENTAÇÃO DA INIBIÇÃO DO DESEJO E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e212, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20665. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos