ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS APLICADAS AO TURISMO: UMA ANÁLISE DO POSICONAMENTO DA POUSADA “TOCA DA CORUJA” (PIPA – RN)

Autores

  • Marcelo Chiarelli Milito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jefferson Cavalcante Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lissa Valeria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Turismo. Posicionamento Estratégico. Teoria dos Recursos. Empreendimento Hoteleiro Toca da Coruja.

Resumo

O presente estudo se insere na interface teórica–empírica e administração–turismo, na perspectiva de um entendimento da dinâmica do mercado turístico, relevante por sua peculiaridade e constante crescimento socioeconômico. Assim, se objetivou analisar o posicionamento estratégico adotado pela pousada “Toca da Coruja”, um empreendimento turístico de sucesso e com renome internacional, com categoria “Esmeralda”, a mais alta condecoração associada ao “Roteiro de Charme”, uma das mais expressivas associações de hospedagem em âmbito nacional. Para tal, foi realizada uma revisão dos pressupostos teóricos sobre estratégias empresariais, com foco em dois modelos consolidados de análise de competitividade mercadológica, análise “SWOT” de Andrews e o modelo das “Cinco Forças” de Michel Porter, á observação em loco e entrevistas semiestruturadas, para dar suporte na formatação desse estudo de caso. Os dados coletados evidenciam o privilegiado posicionamento da empresa no mercado em que atua, bem como a otimização dos recursos disponíveis a partir das oportunidades do meio, garantindo a sobrevivência da empresa a duas décadas e premiações internacionais por revistas especializadas. Foi válido o presente estudo ao reforçar a relevância da conexão teórica e empírica entre as teorias administrativas e o mercado do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, José Vicente de. Turismo Fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática. 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GRANT, Robert M. Direccion estrategica: conceptos, tecnicas y aplicaciones. Madrid: Civitas, 1996.

INFOGLOBO (2011): http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/03/16/de-norte-sul-do-pais-national-geographic-lista-os-19-hoteis-mais-autenticos-do-brasil-924022739.asp#ixzz1PCsaZBjy

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson. 2010.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. 3.ed. São Paulo: Aleph, 2003.

KUAZAQUI, Edimir. Marketing Turístico e de Hospetalidade: Fonte de empregabilidade e desenvolvimento para o Brasil. São Paulo: Makron. 2000.

David Menezes; FILHO, Jamil Moysés; TORRES, Maria Cândida Sotelino;RODRIGUES, Murilo Ramos Alambert. Estratégia de empresas. Série empresarial 6.ed. São Paulo 2005.

MAROTO,Juan Carrión. Teoría de recursos y capacidades. Disponível em : http: // www.um.es/cugio/ conocimiento/conceptos.htm Acesso em: 31 de abr. 2004.

MINTZBERG, Henry Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

MINTZBERG, Henry; QUINN, James B. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Documento Referencial do Turismo no Brasil 2011-2014. Brasília, MTur, 2011.

NORILER, Ida Luciana Martins; ANDRADE, Arnaldo Rosa de. A gestão estratégica e a teoria dos recursos e capacidades no CRIEM – Centro de Referência em incubação e empreendedorismo de Blumenau : a opinião das empresas incubadas. Gestão & Regionalidade - No 64 - mai-ago/2006

Organização Mundial do Turismo. http://unwto.org/en/press-release/2011-04-07/un-comes-together-promote-tourism-development. Extraído día 26/04/11

PALOMO (2000). Manuel Figuerola, Introducción al estudio económico del turismo, primera edición, civitas : Barcelona.

PANOSSO NETTO, Filosofia do turismo: Teoria e Epistemologia. 2.ed. São Paulo:Aleph. 2011

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva, Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. São Paulo: Campus 2004

RUSCHMANN, Doris van de Menne. Marketing turístico: Um enfoque promocional. 4.ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

VASCONCELOS, Flávio C. ; CYRINO, Álvaro B. Vantagem competitiva: Os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. São Paulo: Revista de Administração de Empresas nº4 V. 40. , 2000

WORLD ECONOMIC FORUM. Travel and Tourism Competitiveness Report (TTCR). Genebra/ Suiça, 2011.

YACUZZI. E.. El estudio de caso como metodología de investigación: Teoría, mecanismos causales y validación. Universidad del CEMA, Buenos Aires, 2005.

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

MILITO, M. C. .; FERREIRA, J. C. .; FERREIRA, L. V. F. .; ALEXANDRE, M. L. . ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS APLICADAS AO TURISMO: UMA ANÁLISE DO POSICONAMENTO DA POUSADA “TOCA DA CORUJA” (PIPA – RN). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e241, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20676. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos