Curva ABC e Score RFVC aplicados à gestão da carteira de clientes

Autores

Palavras-chave:

Artefato; Painel; Controle; Indicadores.

Resumo

Um dos grandes objetivos do gestor comercial é aumentar o ciclo de vida do cliente e rentabilizá-lo ao máximo. A pesquisa foi conduzida através da metodologia denominada Design Science, gerando um artefato composto por um Painel de Controle e um Painel de Indicadores para auxiliar o gestor comercial na gestão da carteira de clientes. Para a construção do artefato, utilizou-se teorias como a Curva ABC e score RFVC. Para avaliar o artefato projetado, utilizou-se a metodologia científica através de estudo de caso. A ferramenta mostrou-se eficiente em apresentar de forma organizada, pautada em dados, a classificação dos clientes em categorias através de uma tabela de pontuações, viabilizando uma visão detalhada sobre cada cliente, bem como de forma gráfica, oferecendo um panorama geral sobre a saúde da carteira de clientes e o risco do negócio. Além disso, a ferramenta possibilitou ao gestor definir novas metas para os vendedores além das metas financeiras, oferecer aos clientes mix de produtos ainda não experimentados, otimizar campanhas, aumentar o ticket médio e maximizar as vendas ao longo do ciclo de vida dos clientes. Os resultados comprovaram a eficiência do artefato gerado como ferramenta aplicável na gestão da carteira de clientes, sendo replicável para outros tipos de negócios

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Publicado

16-07-2020

Como Citar

NAKAI , P. H. .; STETTINER, C. F.; LIMA, E. O. .; MOIA, R. P. .; JUNGER, A. P. .; FORMIGONI, A. Curva ABC e Score RFVC aplicados à gestão da carteira de clientes. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e1116, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21066. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos