Curva ABC e Score RFVC aplicados à gestão da carteira de clientes

Autores

Palavras-chave:

Artefato; Painel; Controle; Indicadores.

Resumo

Um dos grandes objetivos do gestor comercial é aumentar o ciclo de vida do cliente e rentabilizá-lo ao máximo. A pesquisa foi conduzida através da metodologia denominada Design Science, gerando um artefato composto por um Painel de Controle e um Painel de Indicadores para auxiliar o gestor comercial na gestão da carteira de clientes. Para a construção do artefato, utilizou-se teorias como a Curva ABC e score RFVC. Para avaliar o artefato projetado, utilizou-se a metodologia científica através de estudo de caso. A ferramenta mostrou-se eficiente em apresentar de forma organizada, pautada em dados, a classificação dos clientes em categorias através de uma tabela de pontuações, viabilizando uma visão detalhada sobre cada cliente, bem como de forma gráfica, oferecendo um panorama geral sobre a saúde da carteira de clientes e o risco do negócio. Além disso, a ferramenta possibilitou ao gestor definir novas metas para os vendedores além das metas financeiras, oferecer aos clientes mix de produtos ainda não experimentados, otimizar campanhas, aumentar o ticket médio e maximizar as vendas ao longo do ciclo de vida dos clientes. Os resultados comprovaram a eficiência do artefato gerado como ferramenta aplicável na gestão da carteira de clientes, sendo replicável para outros tipos de negócios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELONI, M. T.; TORIANI, S. CRM as a support for knowledge management and customer relationship. University of Southern Santa Catarina, Brazil and Pierre Mendès France University, France, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? pid=S1807-17752011000100006&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 ago 2018.

BELLUOMINI, A. Fidelização: Em busca da lealdade. Revista Guia da Farmácia. 261 ed., p. 58-66, 2014. Disponível em: <https://issuu.com/guiadafarmacia/ docs/261> Acesso em: 10 ago 2018.

DE SORDI, J. O.; MEIRELES, M.; SANCHES, C. Design science aplicada às pesquisas em administração: reflexões a partir do recente histórico de publicações internacionais. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 8, n. 1, 2011.

DICKIE, H. F. ABC Inventory Analysis Shoots for Dollars Not Pennies: Factory Management and Maintenance, vol. 109, p. 92-94, Boston, 1951.

DRESCH, A.; ANTUNES JÚNIOR, J. A.; LACERDA, D. P. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

HEVNER, A. R.; MARCH, S. T.; PARK, J. 2004. Design science in information systems research. p. 75-105. Revista Acadêmica MIS Quarterly. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Design-Science-in-Information-Systems-Research-1-Hevner/a555c8e9904b87ddec848f81bafb0fe5d8da458b> Acesso em: 13 out. 2018.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KUMAR, V.; REINARTZ, W. Customer Relationship Management: Concept, Strategy, and Tools. Berlim: Springer, 2006.

PEPPERS AND ROGERS GROUP DO BRASIL. CRM Series: Marketing 1 to 1: Um Guia executivo para entender e implantar estratégias de customer relationship management. São Paulo: Peppers and Rogers Group do Brasil, 2000.

PINTO, C. V. Organização e gestão da manutenção. Lisboa: Monitor, 2002.

SACOMANO, J. B.; GUERRINI, F. M.; MOCCELLIN, J. V.; SANTOS, M. T. S. Administração de produção na construção civil: o gerenciamento de obras baseado em critérios competitivos. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

Downloads

Publicado

16-07-2020

Como Citar

NAKAI , P. H. .; STETTINER, C. F.; LIMA, E. O. .; MOIA, R. P. .; JUNGER, A. P. .; FORMIGONI, A. Curva ABC e Score RFVC aplicados à gestão da carteira de clientes. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e1116, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21066. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos