Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação

Autores

Palavras-chave:

EAD; TIC; síncrono; assíncrono; Internet.

Resumo

Este artigo trata do Ensino à Distância e dos desafios da inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação como estratégia pedagógica em meio às dificuldades impostas pelo distanciamento social atual. Foi feita uma pesquisa bibliográfica com o posicionamento dos autores sobre o EAD e a resposta dos órgãos oficiais à demanda por educação quando os estudantes não podem frequentar a escola tradicional. Este breve estudo permitiu a observação de que, embora as Instituições de Ensino promovam um grande investimento em novas tecnologias e ferramentas, não apresentam o seu correspondente em preparação, treinamento e capacitação do corpo docente. Observou-se também que há uma grande parcela da população escolar que não tem acesso às aulas por razoes socioeconômicas que os impede de ter uma conexão à internet para continuar os estudos.  Também se pode afirmar que o EAD nos moldes síncrono e assíncrono é uma forma de acesso à educação em constante crescimento, apesar dos obstáculos enfrentados pelos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAGÃO, E. et al. - Sindicato dos bancários e financiarias de São Paulo, Osasco e Região. 2020 Disponível em < https://spbancarios.com.br/05/2020/ensino-distancia-exclui-milhares-de-alunos-e-nao-tem-efetividade-dizem-educadores> Acesso em 12 de maio de 2020.

AQUINO FILHO, G. F. et al - A Importância do Professor na educação à Distância. Revista Atlante. Universidade Cruzeiro do Sul 2015. Disponível em: < https://www.eumed.net/rev/atlante/2015/04/ educacion-distancia.html> Acesso em 12 de maio de 2020.

CALDAS, D. – Exemplo de Fórum EAD: Como e Porque Usar Essa Tecnologia. EADBox, 2018. Disponível em:<https://eadbox.com/exemplo-forum-discussao-ead/> Acesso em 12 de maio de 2020.

CAPELATO, R, (Diretor), SEMESP: Instituições de ensino adotam aulas remotas síncronas durante a quarentena, São Paulo, Brasil, 2020. Disponível em < https://www.semesp.org.br/noticias/instituicoes-de-ensino-adotam-aulas-remotas-sincronas-durante-a-quarentena/> Acesso em 01 de maio 2020

CASTRO, G. J. et al - Webconferência: Auxiliando na diminuição da distância transacional na EAD. Pelotas. RS. 2012. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/168c.pdf> Acesso em 12 de maio de 2020.

FABRICIO, L.R.et al , O ensino de história na educação à distância (ead): novos caminhos para a aprendizagem online, Rio de Janeiro, 2018, p. 310. Disponível em < https://docs.google.com/ viewerng/viewer?url=http://www2.ifrn.edu.br/ ojs/index.php/ HOLOS/article/viewFile/3255/pdf > Acesso em 12 de maio de 2020.

FREITAS, M. T. M e FRANCO, A. P. - Os Desafios de Formar-se Professor Formador e Autor na Educação a Distância - Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 149-172. Editora UFPR – Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00149.pdf> Acesso em 12 de Maio de 2020

FRIEDRICH, G. Q. - Capacitação Docente para EAD: Um estudo sobre a capacitação que o docente do ensino superior recebe para atuar na educação à distância. Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. S. B. do Campo, 2013. Disponível em: <http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1004/1/Giovana %20Quini%20Friedrich.pdf > Acesso em 12 de maio de 2020.

MEDEIROS, A. F. C. - Conceitos fundamentais para Educação a Distância. Editora da UFPB. João Pessoa, 2015. Disponível em: < http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca /novos/EAD.pdf > Acesso em 13 de maio de 2020.

OLIVEIRA, C. - TIC’S na Educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019> Acesso em 13 de maio de 2020.

OLIVEIRA, C. A. et al - Fundamentos da Comunicação Virtual . Proec. UFABC. 2020. disponível em:<http://proec.ufabc.edu.br/uab/index.php/aulaslpt/16-webconferencia /conteudo/147-fundamentos-da-comunicacao-virtual?showall=1&limitstart= > Acesso em 13 de maio de 2020.

RAMOS, M. C. T. et al - Educação à Distância no Ensino Superior: As Vantagens e Desvantagens de um Atual Processo de Ensino e Aprendizagem. 2016. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc9-1.pdf> Acesso em 19 de maio de 2020.

RAMOS, M. R. V. – O Uso de Tecnologias em Sala de Aula - Ensino de Sociologia em Debate - Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências Sociais – UEL – 2ª. EDIÇÃO NO. 2, VOL 1, JUL-DEZ, 2012 P. 6. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20edicao/marcio%20 ramos%20-%20orient%20prof%20angela.pdf> Acesso em 19 de Maio de 2020.

SILVA, R. L. e OLIVEIRA, G. F. - A Universalização do Acesso à Internet como Novo Direito Fundamental: das políticas de inclusão à educação digital. Editora Conpedi, 2014. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=2b31595206d7115e> Acesso em 19 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

23-10-2020

Como Citar

ANDRADE, S. de .; JUNGER, A. P.; JESUS, G. C. de .; AMARAL, L. H.; SANTOS, M. E. K. L. dos . Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11119, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21836. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos