O PROCESSO EDUCATIVO COMO FORMAÇÃO E/OU TRANSFORMAÇÃO E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Educação. Sujeito.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a função da educação como processo formador e/ou transformador, atentando para o papel desempenhado pela literatura no mesmo. Abordaremos de maneira mais específica as formas como se tem trabalhado com o ensino de literatura nas escolas dando destaque para a recepção de textos literários através da utilização e da interpretação. Trataremos da relação dos alunos com os textos literários no ambiente escolar e como o contato com este tipo de leitura pode ajudá-los no processo de construção de sua subjetividade. Utilizaremos como suporte teórico as reflexões de autores como Silvia Rocha, Annie Rouxel e Antônio Candido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thulho Cezar Santos de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Zona Norte, Natal 

Referências

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Textos de Intervenção. Org Dantas, Vinícius. Rio de Janeiro, Editora 34, 2002.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009.

FEITOSA, Ceciliany Alves. Livro didático de língua portuguesa, suporte ou armadilha para a literatura? Disponível em <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem08pdf/sm08ss11_05.pdf > Acesso em: 25 ago. 2013.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: o uso dos prazeres. 10ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: AMADO, J.; FERREIRA, M. M. Usos & abusos da história oral. 8ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

NIETZCHE, Friederich. Humano demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução P.C. Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NIETZCHE, Friederich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2002.

ROCHA, Silvia Pimenta Velloso. Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação in MARTINS, A. M. M. et ali. Nietzsche e os Gregos: Arte, Memória e Educação. Rio de Janeiro: DP&A; FAPERJ; Brasília: CAPES, 2006.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, A., LANGLADE, G., REZENDE, N. (cords.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo, Alameda Editorial. s/d.

ZILBERMAN, Regina. Letramento Literário e Livro Didático, uma Difusão da Literatura pela Escola. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Orgs.). Literatura e Letramento: Espaços, Suportes e Interfaces – O Jogo do Livro. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

12-12-2019

Como Citar

SIQUEIRA, T. C. S. de .; MEDEIROS NETA, O. M. de. O PROCESSO EDUCATIVO COMO FORMAÇÃO E/OU TRANSFORMAÇÃO E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1018, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21886. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos