PROGRAMA 5S E SUAS NOVAS PERSPECTIVAS DENTRO DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL

Autores

  • Greice Kely Ferreira Silva Mousinho Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Qualidade; Processo; Melhoria; Bem estar; Autodisciplina.

Resumo

O artigo visa apresentar o programa 8S face aos conceitos contemporâneos de Qualidade Total. Com as novas tendências o gerenciamento da qualidade total deixa de estar relacionado apenas às ações e medidas, procedimentos, atos parciais ou corretivos para alcançar o sucesso da organização. Atualmente, já se traduz em um planejamento empresarial macro, onde as medidas, alternativas e ferramentas para a transformação são os objetivos chaves trabalhados paralelos as novas tendências da Qualidade total. O programa foi analisado tanto na sua parte teórica quanto prática através da analise de conteudos de carater qualitativo, utilizando dados eletrônico e documentais. Dentro das novas perspectivas dos métodos de gestão, a ferramenta passou a sofrer melhorias, ou seja houve uma evolução sistemática. Uma dessas melhorias foi a mudança de programa para processo, como fator que evidencia o envolvimento da organização, partindo da alta administração ao chão de fábrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES, José. Como o programa dos oito sensos (8S) pode ajudar na educação e qualificação profissional, reduzindo custos, aumentando a produtividade e combatendo o desemprego. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1998. Disponível em: www.abepro.org.br/biblioteca

BRANAS, Rodrigo. Estimulando o autogerenciamento. Disponível em: http://www.oncast.com.br/blog

CARVALHO, Pedro Carlos de. O programa 5S e a qualidade total. 4.ed. Campinas, SP:Editora Alínea, 2006.

CHRISTO, Filipa H. Metodologia 5S: Beneficios da sua aplicação num serviço de saúde. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/414124/Filosofia-5S

COLENGHI, Vítor M. O&M e Qualidade Total. 3.ed. Uberaba: Ed V.M.,2007

JURAN, J.M. A Qualidade desde o projeto. Cengage Learning Editores, 1997

MARSHALL, Junior. Et al. Gestão da Qualidade. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OAKLAND, J. Gerenciamento da Qualidade Total TQM. Nobel, 2007.

OSADA, Takashi. Housekeeping 5S’s: seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke. São Paulo: Instituto IMAM, 1992.

PROGRAMA 5S. Disponível em: www.qualidade.com.br. Acesso em 21 Out. 2008

SANTIAGO, Nonato. Qualidade Total – 8S (história e Implantação). Disponível em: Http://nonatosantiago.blogspot.com

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

MOUSINHO, G. K. F. S. . PROGRAMA 5S E SUAS NOVAS PERSPECTIVAS DENTRO DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e332, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos