SIMBIOSE INDUSTRIAL: UMA NOVA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE ATRELADA AOS DISTRITOS INDUSTRIAIS

Autores

  • Larissa Daiana de Macêdo Universidade Federal de Campina Grande
  • Aline Amaral Leal Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável; Simbiose Industrial; Distritos Industriais; Inovação Tecnológica.

Resumo

Tendo em vista que a preocupação com o meio ambiente vem se acentuando nos últimos anos, gerando um público consumidor mais informado e exigente no que tange as práticas ambientalistas por parte das empresas, é notório a necessidade destas inovarem quanto à aplicação de Tecnologias Limpas, com o objetivo de se manter no mercado. Nesta busca por mecanismos mais limpos e sustentáveis emerge a Ecologia Industrial objetivando o uso sustentável dos recursos naturais. O presente artigo busca apresentar os desafios para a obtenção de uma Ecologia Industrial, que será apresentada através de da Simbiose Industrial que por sua vez, é um processo inserido dentro dos Parques Eco Industriais. Objetivará também fazer uma ligação entre a idéia de distritos industriais proposta por Marshall com as novas tendências mundiais de produção representadas pelos Parques Eco Industriais, na perspectiva de implantação destes no Brasil. Para isto foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais bem como interpretações acerca do tema proposto. Percebemos, no presente estudo, a importância da inovação no que concerne aos processos produtivos como uma forma de manutenção das empresas no mercado, bem como da melhoria na qualidade de vida da população, garantindo desta forma o suprimento das necessidades das futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JARA, Carlos Julio. A Sustentabilidade do Desenvolvimento Local. Desafios de um Processo em Construção. 1998. Encontrado em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ne97ztMIrMYC&oi=fnd&pg=PA7&dq=+A+Sustentabilidade+do+Desenvolvimento+Local.+Desafios+de+um+Processo+em+Constru%C3%A7%C3%A3o&ots=JaQU_Xfbsp&sig=ClMQi2CsNVN6A9IybVPLFNk_m2g#v=onepage&q=&f=false> Acessado em: 12 mar. 2010.

PEREIRA, Alessandro Sanches; LIMA, Juliana C. Fontes; RUTKOWSKI, Emilia Wanda. Ecologia Industrial, Produção e Ambiente: uma discussão sobre as abordagens de inter-conectividade produtiva. Disponível em: http://www.e-science.unicamp.br/fluxus/admin/publicacoes/documentos/publicacao_584_Ecologia%20Industrial-R3.pdf> Acessado em: 14 fev. 2010.

RUTHES, Sidarta; MORAES, Ligia Rosalinski; NASCIMENTO, Décio Estevão do; JR CASAGRANDE, Eloy Fassi. Parque Eco-Industrial: Uma discussão Sobre o Futuro dos Distritos Industriais Brasileiros. Disponível em: http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/viewPDFInterstitial/145/107> Acesso em: 14 fev.2010.

SANTOS, Joselito Evangelista. Desenvolvimento Sustentável, Visão do Administrador. Encontrado em: http://joselitoevangelista.blog.terra.com.br/files/2009/03/premio-e2809cbelmiro-siqueirae2809d.pdf> Acessado em: 04 mar. 2010.

TANIMOTO, Armando Hirohumi. Proposta de simbiose industrial para minimizar os resíduos sólidos no pólo petroquímico de Camaçari. 2004. Encontrado em:http://scholar.google.com.br/scholar?q=PROPOSTA+DE+SIMBIOSE+INDUSTRIAL+INIMIZ R+OS+RES%C3%8DDUOS+S%C3%93LIDOS+NO+P%C3%93LO+PETROQU%C3%8DMICO+DE+CAMA%C3%87ARI&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr> Acessado em: 04 mar. 2010.

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

MACÊDO, L. D. de .; LEAL, A. A. . SIMBIOSE INDUSTRIAL: UMA NOVA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE ATRELADA AOS DISTRITOS INDUSTRIAIS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e333, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21946. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos