DESENVOLVIMENTO MORAL E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTOS MORAIS DE ALUNOS (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PARTICULARES E PÚBLICA EM SITUAÇÕES ESCOLARES COTIDIANAS

Autores

  • Josefa da Conceição Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Oscar Conceição de Sousa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Palavras-chave:

Desenvolvimento Moral, Injustiça, Representações Sociais.

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as representações sociais e julgamentos morais que alunos e alunas de escolas particulares e públicas, fazem em situações escolares cotidianas de diferentes séries, verificando nestas cognições, a possível influência de diferentes pertinências grupais, quais sejam: idade, sexo e o tipo de escola (particular ou pública), bem como os princípios morais que ancoram tais representações. Como procedimento de coleta de dados foram realizadas observações, nas diferentes disciplinas que compõem a grade curricular das salas de 5a. série do Ensino Fundamental e 1a. série do Ensino Médio, de escolas particulares e públicas do município de Caicó/RN, no período diurno nas escolas particulares e nos períodos vespertino e noturno na escola pública. Para análise teórica são utilizadas as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget e Kohlberg e Gilligan e da Teoria das Representações Sociais criada por Moscovici. Como resultados preliminares, aponta-se para a necessidade do questionamento e da reflexão sobre o fazer pedagógico e os processos educativos, as relações interpessoais, as expectativas em relação ao conhecimento, à escola, e as funções e papéis que cada um ocupa no dia-a-dia escolar, enquanto exercícios essenciais na criação de um espaço de construção de conhecimento que seja produtivo, rico e estimulante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARBONE & MENIN, Injustiça na escola: representações sociais de alunos do ensino fundamental e médio. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 251-270, maio/agosto, 2004.

GILLIGAN, C. Uma voz diferente. Psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro, Editora Rosa dos Tempos, 1983.

KOHLBERG, L: POWER, F.C. HIGGINS, La educacion moral segun Laurence Kohlberg. Barcelona, Editorial Gedisa, 1997.

MENIN, M.S.S. Representações sociais de lei, crime e injustiça em adolescentes. (Tese Livre-Docência) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, 2000.

MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro. Zahar

Editores, 1978.

PIAGET, J. O julgamento moral da criança. São Paulo, Mestre Jou, 1977.

Downloads

Publicado

01-04-2012

Como Citar

SILVA, J. da C. .; SOUSA, O. C. de . DESENVOLVIMENTO MORAL E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTOS MORAIS DE ALUNOS (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PARTICULARES E PÚBLICA EM SITUAÇÕES ESCOLARES COTIDIANAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e322, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21948. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos