A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO RECA

Autores

  • Francisco Raniere Moreira da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Daiane Sousa Sales Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Francizete de Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Iris Teixeira Tomás Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

terceiro setor; organizações; identidade; gestão.

Resumo

O presente trabalho verifica como se dá o fenômeno da Identidade Organizacional em organizações com modelo de gestão participativo. Para tanto, apresenta-se um estudo de caso do projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado), associação de produtores localizada na região da Ponta do Abunã, entre os estados de Rondônia e do Acre. Buscou-se conhecer a identidade organizacional do referido projeto e verificar a relação da mesma com os processos decisório e de comunicação. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e a forma de abordagem foi qualitativa, com pesquisa de campo e contato direto com a população estudada. A coleta dos dados se deu por meio da observação empírica, análise de documentos da associação, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes públicos envolvidos. A análise das informações obtidas confirma a idéia de que o processo de construção da identidade em organizações sem fins lucrativos se dá de maneira peculiar. Na gestão participativa as pessoas tendem a sentir-se parte da organização e os vínculos identitários se mostram mais fortes que em outros tipos de corporação. Verificou-se também estreita relação entre a identidade organizacional e as relações de poder dentro da organização, o que interfere nos fluxos de comunicação e na tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, Márcio André Leal; MESQUITA, Zilá. As concepções de identidade e as relações entre indivíduos e organizações: um olhar sobre a realidade da agricultura ecológica. Revista de Administração Contemporânea – RAC Eletrônica, v. 1, n. 1, art. 2, p. 16-30, jan/abr. 2007. Disponível em www.anpad.org.br/rac-e; acesso em: 13 de Janeiro de 2010, 14:30h.

CALDAS, Miguel P.; WOOD JR, Thomaz. Identidade Organizacional. Revista de Administração de Empresas – RAE, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 6-17, jan/mar. 1997.

CHAPPELL, R. T.; READ, W. L. Comunicação interna na empresa moderna. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Fórum, 1973.

MACHADO, Hilka Vier. A Identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. Revista de Administração Contemporânea – RAC, São Paulo, Ed. Especial, p. 51-73, 2003.

MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.; NOGUEIRA, Eros E. da Silva. Identidade Organizacional: um caso de manutenção, outro de mudança. Revista de Administração Contemporânea – RAC. São Paulo, Ed. Especial, p. 35-58, 2001.

PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial. 5.ed. São Paulo: Alínea, 2006.

RUÃO, T. (2001). “O conceito de identidade organizacional: teorias, gestão e valor”, comunicação apresentada ao II Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

SARAIVA, Luiz Alex Silva. Et al,. Identidade organizacional no terceiro setor: um estudo de organizações não governamentais de uma cidade mineira.

THEMÉ, A. W. Como interpretar as perspectivas geradas pela globalização na virada do milênio. 1999. 80 f. Dissertação (Pós-Graduação em Marketing no Mercado Globalizado) – Diretoria de Projetos Especiais, Instituto de Pesquisas Sócio-Pedagógicas, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

SILVA, F. R. M. da .; SALES, D. S. .; VASCONCELOS, M. F. de .; TOMÁS, A. I. T. . A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO RECA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 3, p. e431, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21953. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos