ANÁLISE DO PERFIL DO EMPREENDEDOR SOBRALENSE QUANTO AOS SEUS INVESTIMENTOS PESSOAIS

Autores

  • Daiane Sousa Sales Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Raniere Moreira da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rodrigo de Sousa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Eduardo Dias Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

investimento; perfil do investidor; planejamento financeiro.

Resumo

Este trabalho analisa o perfil do empreendedor sobralense e de suas aplicações, e buscou-se verificar as modalidades de investimento utilizadas pelos empreendedores de Sobral: poupança, CDB/CDI, imóveis, previdência e ações. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e a forma de abordagem adotada foi quantitativa, que traduz em números as percepções dos empreendedores e informações coletadas, sendo classificadas e analisadas, utilizando-se a matemática e técnicas estatísticas para estabelecer a relação entre o modelo teórico de investigação e os dados observados em campo. A análise de dados se deu através de 80 questionários num universo de 2989 empresas, cuja margem de erro é de 11%. Após a análise dos dados observamos que 39% dos empreendedores investem em imóveis e logo em seguida temos que 30% investem em caderneta de poupança, mostrando assim que a preferência de investimento ainda é pelos imóveis. Há uma preocupação dentre os jovens com a aposentadoria, pois 33% dos empreendedores que estão na faixa etária de até 30 anos investem em planos de previdência privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Hugo. 500 Perguntas (e respostas) avançadas de finanças: para profissionais de mercado. Rio de Janeiro: Elseiver. 2007

AZEVEDO, Hugo. 500 Perguntas (e respostas) básicas de finanças: para iniciantes no mercado. Rio de Janeiro: Elseiver. 2007.

CAVALCANTE, francisco; MISUMI, Jorge yoshio; RUDGE, Luiz Fernando. Mercado de capitais. 7ed. Rio de Janeiro: Elseiver. 2005

CERVO, Amado L. e BERVIAN, Pedro A. (1983) Metodologia Científica : para uso dos estudantes universitários. 3.ed. São Paulo : McGraw-Hill do Brasil.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

FACHIN, Odília. Fundamentos da metodologia. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

FILHO, José Segundo. Finanças Pessoais, invista no seu futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark ED.,2003

KIOSAKI, Robert T; LECHER, Sharon L. C.P.A. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam aos seus filhos sobre dinheiro. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus,2000. Tradução de Maria Monteiro.

LOWE, Janet. Warren Buffett: Dicas do maior investidor do mundo. Rio de Janeiro: Elseiver. 2007.

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. Fundamentos do mercado de capitais. São Paulo: Atlas, 2007

LAMEIRA, Valdir. Negócios em bolsas de valores. São Paulo: Alaúde,2005.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

NAPOLITANO, Giuliana, É Preciso Mudar Mas Sem Pressa , Revista Exame ED. 945, ANO 43 n.º 11

SILVA, Chrystiane, Mais Dinheiro na Bolsa, Revista Você S A , ed119

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Princípios de administração financeira. 2ed. São Paulo: Atlas, 2000.

STEVENSON, William. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

SALES, D. S. .; SILVA, F. R. M. da .; VASCONCELOS, R. de S. .; DIAS, E. . ANÁLISE DO PERFIL DO EMPREENDEDOR SOBRALENSE QUANTO AOS SEUS INVESTIMENTOS PESSOAIS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 3, p. e433, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21955. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos