EXCELÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO VIVA CIDADÃO EM SÃO LUÍS (MA)

Autores

  • Luciana Lacerda Cavalcante Universidade Estadual do Maranhão
  • Deise Tainara da Silva Brito Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Excelência; Serviços Públicos; Cidadão.

Resumo

Os Sistemas de Gestão da Qualidade não estão restritos ao âmbito privado, como se constata com o Viva Cidadão, órgão desconcentrado do governo do Estado do Maranhão, criado com o objetivo de agilizar a prestação de serviços públicos, através de um sistema de parceiras. Optou-se por essa instituição, por desenvolver Políticas de Qualidade com um novo padrão e modelo de prestação de serviços, propiciando o fortalecimento do exercício da cidadania, para facilitar o acesso dos clientes-cidadãos aos serviços, demonstrando ser possível tudo isso por meio de um Sistema de Qualidade. Esse trabalho tem natureza qualitativa, fins descritivos e os meios um estudo de caso, através de pesquisas bibliográficas e entrevista estruturada com a Diretora Geral da Instituição, com o objetivo de descrever a implantação do Sistema de Qualidade e mostrar o rompimento com a idéia de que o serviço público é mal executado. Diante dessa abordagem, conclui-se que a tendência é que novos casos de sucesso no setor público façam parte da nossa realidade pela satisfação e desenvolvimento do cliente-cidadão, através das aplicações de Políticas de Qualidade nesse setor, com cuidados e princípios que direcionem a essa realização.

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Referências

CARR, David K e LITTIMAN, Ian D. Excelência nos Serviços Públicos. Gestão da Qualidade Total na Década de 90. 1º reimpressão. Rio de Janeiro: QualityMark, 1998.

http://www.ibqn.com.br/jornal/htm_multi12/multi12_02.htm, pesquisado em 19/09/2009.

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CAMPOS, V. F. - Gerência da Qualidade Total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni. 1980. 187 p

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Publicado

01-10-2013

Como Citar

CAVALCANTE, L. L. .; BRITO, D. T. da S. . EXCELÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO VIVA CIDADÃO EM SÃO LUÍS (MA). Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 4, p. e441, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21956. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos