EXCELÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO VIVA CIDADÃO EM SÃO LUÍS (MA)
Palavras-chave:
Excelência; Serviços Públicos; Cidadão.Resumo
Os Sistemas de Gestão da Qualidade não estão restritos ao âmbito privado, como se constata com o Viva Cidadão, órgão desconcentrado do governo do Estado do Maranhão, criado com o objetivo de agilizar a prestação de serviços públicos, através de um sistema de parceiras. Optou-se por essa instituição, por desenvolver Políticas de Qualidade com um novo padrão e modelo de prestação de serviços, propiciando o fortalecimento do exercício da cidadania, para facilitar o acesso dos clientes-cidadãos aos serviços, demonstrando ser possível tudo isso por meio de um Sistema de Qualidade. Esse trabalho tem natureza qualitativa, fins descritivos e os meios um estudo de caso, através de pesquisas bibliográficas e entrevista estruturada com a Diretora Geral da Instituição, com o objetivo de descrever a implantação do Sistema de Qualidade e mostrar o rompimento com a idéia de que o serviço público é mal executado. Diante dessa abordagem, conclui-se que a tendência é que novos casos de sucesso no setor público façam parte da nossa realidade pela satisfação e desenvolvimento do cliente-cidadão, através das aplicações de Políticas de Qualidade nesse setor, com cuidados e princípios que direcionem a essa realização.
Downloads
Referências
CARR, David K e LITTIMAN, Ian D. Excelência nos Serviços Públicos. Gestão da Qualidade Total na Década de 90. 1º reimpressão. Rio de Janeiro: QualityMark, 1998.
http://www.ibqn.com.br/jornal/htm_multi12/multi12_02.htm, pesquisado em 19/09/2009.
PEREIRA, Luiz Carlos Gonçalves Bresser e SPINK, Peter Kevin. Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7º edição - Rio de Janeiro: FGV, 2005.
DEMING, W. Edwards. Qualidade, a revolução da administração, Marques Saraiva, Rio de Janeiro, 1990.
CAMPOS, V. F. - Gerência da Qualidade Total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni. 1980. 187 p