ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO SETOR ENERGÉTICO DO PIAUÍ

Autores

  • Caio César Nunes Teixeira Correia Universidade Federal do Piauí
  • Daniel Barroso de Carvalho Ribeiro Universidade Federal do Piauí
  • Fabrício Michell Soares Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Empresa de economia mista; Avaliação e análise de projetos; externalidades.

Resumo

As empresas, sendo público ou privado, necessitam investir em novos empreendimentos para tornarem-se competitivas e maximizar seus lucros e geração de benefícios. Realizar investimentos e analisá-los é necessário para a escolha de opções futuras que permitam mensurar se ele renderá bons retornos para a empresa. Este artigo visa o estudo das ferramentas de análise de projetos públicos e privados, com base nos dados da empresa de economia mista que gerencia e opera o setor energético no Piauí, além de revisar a bibliografia sobre estas importantes ferramentas na análise de investimentos. A metodologia do artigo é baseada em um estudo da companhia que além de investir em projetos de interesse coletivos, preocupa-se também em maximizar o lucro de seus acionistas. Verificamos que a companhia desvincula-se relativamente da manipulação do poder político e privado sobre a agenda de projetos executados e relacionando suas decisões à abrangência de suas externalidades sociais e econômicas. Conclui-se que os critérios associam prioritariamente o retorno social e eficiência do sistema através de projetos que reduzam perdas de energia e proporcione condições ao desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Eduardo de Andrade. Externalidades. In: ARVATE, Paulo Roberto; BIDERMAN,Ciro. (Org.). Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. p. 16-33.

CEPISA - RELATÓRIO DE GESTÃO 2008. Piauí: CEPISA, 2008. Dísponível em: http://www.cepisa.com.br/cepisa/rel_ges.php, acesso 06/11/09.

ELETROBRÁS - RELATÓRIO ANUAL 2008. Brasília: ELETROBRÁS, 2008. Disponível em: http://www.cepisa.com.br/cepisa/rel_ges.php, acesso 06/11/09.

GUENA, Roberto de Oliveira. Análise de custo-benefício. In: ARVATE, Paulo Roberto; BIDERMAN,Ciro. (Org.). Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. p. 321-338.

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO. Brasília: SEN/Eletrobrás: 1997 Disponível em: www.eletrobras.gov.br/downloads/EM_Atuacao/relatorio_port/Estagio%2520IV/Relatorio%2520IV%2520-%25202/R%2520IV-2-V%2520IV.pdf+Projeto+de+Reestruturação+do+Setor+Elétrico+Brasileiro,&hl=pt-BR&gl=br&sig=AFQjCNENhsOmdCXECVhDYGlZ9PnHaY5XeQ, acesso 06/11/09.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

CORREIA, C. C. N. T. .; RIBEIRO, D. B. de C. .; SOARES, F. M. . ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO SETOR ENERGÉTICO DO PIAUÍ. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e532, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22633. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos