ANÁLISE DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

Autores

  • Elane de Oliveira Centro Universitário Facex
  • Max Leandro de Araújo Brito Centro Universitário Facex
  • Kallyane Pequeno de Araújo Universidade Federal de Itajubá
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Federal de Itajubá
  • Alice Judith da Costa Lourenço Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

alinhamento estratégico; Tecnologia da Informação; empresa potiguar.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o Alinhamento Estratégico na Tecnologia da Informação de uma empresa no ramo de móveis e eletrodomésticos localizada no interior do Rio Grande do Norte. O trabalho pode ser considerado relevante por se tratar de uma ação estratégica frente ao mercado competitivo, que não sendo bem definida, no ramo em questão, a organização pode perder mercado e ter problemas financeiros. Para tanto fez-se uma pesquisa observacional de caráter qualitativo envolvendo estudo de caso. A pesquisa nota que a organização estudada utiliza a TI como alternativa para superar a concorrência, através do seu uso nos processos internos e encontrando novos mercados, com relação ao alinhamento estratégico, ela utiliza a diferenciação de Porter combinada ao enfoque devido ao cenário atual que ela se encontra. Conclui assim que a organização estudada adota de maneira eficaz ações de TI na sua estrutura organizacional e no seu Alinhamento estratégico, porém sugere maior enfoque na gestão de estoque integrada a vendas através do uso de ERP e na gestão de rotas. O Grupo Temático escolhido para apresentação do artigo é o 10 - Formação, ambiente empresarial, governamental e o terceiro setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHURCHILL Jr., G. A. Marketing research: methodological foundations. Chicago: The Dryden Press, 1987.

DIAS, M. A. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

DRUCKER, P. Introdução a Administração. São Paulo: Pioneira, 1984.

FOINA, P. R. Tecnologia da Informação: planejamento e gestão. São Paulo: Atlas, 2001.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LUCAS JR, H. C. Tecnologia da informação: Tomada de decisão estratégica para administradores.

Rio de Janeiro: Ltc, 2006.

LUFTMAN, J.N. Assessing business: IT alignment maturity Comunications of AIS. v. 4. December/2000.

O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão. 3 ed. Porto Alegre, Bookman. 2004.

VAMIL, G. L. Repensando a TI na forma empresa moderna. Rio de Janeiro: Gisella Narcisi, 2001.

VERAS, M. Customer Relationship Management – CRM. Disponível em: < http://erp-210.blogspot.com/search?q=CRM> Acesso em: 03/12/2009.

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

OLIVEIRA, E. de .; BRITO, M. L. de A. .; ARAÚJO, K. P. de .; RAMOS, A. S. M. .; LOURENÇO, A. J. da C. . ANÁLISE DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 6, n. 4, p. e642, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22657. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos