ANÁLISE DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS
Palavras-chave:
alinhamento estratégico; Tecnologia da Informação; empresa potiguar.Resumo
O presente artigo objetiva analisar o Alinhamento Estratégico na Tecnologia da Informação de uma empresa no ramo de móveis e eletrodomésticos localizada no interior do Rio Grande do Norte. O trabalho pode ser considerado relevante por se tratar de uma ação estratégica frente ao mercado competitivo, que não sendo bem definida, no ramo em questão, a organização pode perder mercado e ter problemas financeiros. Para tanto fez-se uma pesquisa observacional de caráter qualitativo envolvendo estudo de caso. A pesquisa nota que a organização estudada utiliza a TI como alternativa para superar a concorrência, através do seu uso nos processos internos e encontrando novos mercados, com relação ao alinhamento estratégico, ela utiliza a diferenciação de Porter combinada ao enfoque devido ao cenário atual que ela se encontra. Conclui assim que a organização estudada adota de maneira eficaz ações de TI na sua estrutura organizacional e no seu Alinhamento estratégico, porém sugere maior enfoque na gestão de estoque integrada a vendas através do uso de ERP e na gestão de rotas. O Grupo Temático escolhido para apresentação do artigo é o 10 - Formação, ambiente empresarial, governamental e o terceiro setor.
Downloads
Referências
CHURCHILL Jr., G. A. Marketing research: methodological foundations. Chicago: The Dryden Press, 1987.
DIAS, M. A. Administração de Materiais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
DRUCKER, P. Introdução a Administração. São Paulo: Pioneira, 1984.
FOINA, P. R. Tecnologia da Informação: planejamento e gestão. São Paulo: Atlas, 2001.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LUCAS JR, H. C. Tecnologia da informação: Tomada de decisão estratégica para administradores.
Rio de Janeiro: Ltc, 2006.
LUFTMAN, J.N. Assessing business: IT alignment maturity Comunications of AIS. v. 4. December/2000.
O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão. 3 ed. Porto Alegre, Bookman. 2004.
VAMIL, G. L. Repensando a TI na forma empresa moderna. Rio de Janeiro: Gisella Narcisi, 2001.
VERAS, M. Customer Relationship Management – CRM. Disponível em: < http://erp-210.blogspot.com/search?q=CRM> Acesso em: 03/12/2009.