INFORMAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA EM ORGANIZAÇÃO DE MÓVEIS E ELETROS

Autores

  • Elane de Oliveira Centro Universitário Facex
  • Max Leandro de Araújo Brito Centro Universitário Facex
  • Marcela Figueira de Saboya Dantas Universidade Federal de Itajubá
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

comércio; estratégia; informação.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a aplicação dos conceitos referentes a Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação como estratégias para vantagem competitiva em uma organização do setor de móveis e eletrodomésticos. Para tanto, utiliza-se inicialmente uma revisão da literatura que trata terceirização da TI, avaliação de investimento e seleção de tecnologia de informação, seguida de aplicação de pesquisa qualitativa, exploratória, consistindo de observação e aplicação de um roteiro de entrevista não estruturado com um integrante da organização, possuidor de todas as informações para a profundidade exigida na investigação. A análise da aplicação dos conceitos indica que a empresa não possui preocupação com a avaliação do investimento. Dessa forma, conclui que a empresa não planeja adequadamente os Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação impedindo muitas vezes a utilização como estratégias para vantagem competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LUCAS JR, H. C. Tecnologia da informação: Tomada de decisão estratégica para administradores. Rio de Janeiro: Ltc, 2006.

TURBAN, E.; MCLEAN, E; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. Porto Alegre: Bookman, 2004.

BATISTA, E. O.; Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

RODRIGUES, L. C.; RISCAROLLI, V. et al. Alinhamento estratégico corporativa e a estratégia da tecnologia de informação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 2004, Curitiba. Anais ... Rio de Janeiro: Anpad, 2004.

BUSANELO, E. C.; VIEIRA, S. F. A.; LOPES, A. C. V.; PERIOTTO, Á. J. et al. Institucionalizando o alinhamento estratégico de negócios e tecnologia da informação nas organização: o caso de uma cooperativa agrícola do MS. In: I

ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2007, Florianopólis. Anais ... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

ROESH, S. M. A. Projeto de estágio e pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2016

Como Citar

OLIVEIRA, E. de .; BRITO, M. L. de A. .; DANTAS, M. F. de S. .; RAMOS, A. S. M. .; ARAÚJO, M. V. P. de . INFORMAÇÃO E VANTAGEM COMPETITIVA EM ORGANIZAÇÃO DE MÓVEIS E ELETROS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e712, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22666. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos