LEAN STARTUP: O MÉTODO DE GESTÃO DAS STARTUPS

Autores

  • Rafael Soares Pinto Universidade Nove de Julho
  • Flávio Nastari da Rosa Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Bernardino Araújo Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Startup, Lean Startup, Empreendedorismo.

Resumo

Este artigo realizou o estudo junto aos autores de referencia acerca do tema startups. O objetivo para tanto estava relacionado ao aprofundamento e estudo da metodologia utilizado para gerenciamento destas, a metodologia Lean Startup. Apresentou-se o conceito de startup, demonstrando suas características e aplicações. A partir deste entendimento, lançou-se luz sobre o modo de gerir e desenvolver produtos/serviços com grande potencial de escalabilidade, mas que ainda não desenvolveram seu modelo de negócios.  Desta forma, apresentam-se conceitos como: MVP (produto mínimo viável), uma primeira versão de um produto ou serviço que pode validar um modelo de negócios; pivot, a capacidade de mudar a estratégia de acordo como o retorno o mercado; e Modelo Canvas, uma versão mais dinâmica do plano de negócios, onde a abordagem apresenta os pontos chaves do empreendimento, podendo ser facilmente adaptado as necessidades do empreendedor.  A metodologia de gestão tem como base no modelo Lean da Toyota que visa eliminar desperdícios na cadeia produtiva.  O modelo Lean Startup também atua sobre a ótica de eliminação de perdas, porém, seu foco tem a intenção de suprimir os prejuízos ocasionados pela criação de um produto ou serviço que o mercado não quer. Esta pesquisa trouxe de maneira breve, como empreendedores podem ser utilizar de novas ferramentas para validar suas iniciativas em ambientes de incertezas. Atuando sempre sobre a ótica do mercado e dos feedbacks recebidos em todos as fases da criação da ideia até chegar ao IPO – abertura de capital. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, da qual pode se observar que o método é grande fator de sucesso para que startups se tornem empresas sólidas e que conseguem se manter no mercado por muito tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLANK, Steve. Por que o movimento lean startup muda tudo. 2013a. Disponível em: <http://www.hbrbr.com.br/materia/por-que-o-movimento-lean-startup-muda-tudo> Acesso em: 07 jan. 2018.

BLANK, Steve. What’s A Startup? First Principles. 2010b. Disponível em:

http://steveblank.com/2010/01/25/whats-a-startup-firstprinciples/>.

Acesso em 07 jan. 2018.

BLANK, S. The four steps to ephiphny: Sucessful strategies for products that win. 5 ed. [S.L.]: Quad/grafics, 2013b.

BLANK, S.; DORF, B. Startup - manual do empreendedor: O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

DRUCKER, P. F. Drucker: O homem que inventou a Adminstração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KATAYAMA, E. A contribuição da indústria de manufatura no desenvolvimento de software. 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-11042012-102429/pt-br.php>

Acesso em: 14 jan. 2018.

MAURYA, A. Running lean: Iterate from plan a to a plan that works. 2. ed. Sebastopol: O’Reilly, 2012.

MULLINS, J. W. The new business Road test: What entrepreneurs and executives should do before wrinting a business plan. 3. ed. Gosport: Ashford Colour. 2010.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. London: Wiley John & Sons. 2010.

PAIVA, T. Hora de colocar o plano em prática...será mesmo? Bizstart, 2012. Disponível em: < http://bizstart.com.br/mao-na-massa/hora-de-colocar-o-plano-em-pratica-sera-mesmo> Acesso em: 06 de jan. 2018.

PESCE, B. A menina do vale: Como empreendedorismo pode mudar sua vida. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

REINERTSEN, D. G. Managing the design factory: A product developer’s toolkit. Washington: Free Press, 1997.

RIES, E. A startup enxuta: Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

SANTOS, E. Desenhando o modelo de negócio da Startup. Manual da startup, 2010. Disponível em: < http://www.manualdastartup.com.br/blog/desenhando-o-modelo-de-negocio-da-startup/ > Acesso em: 14 jan. 2018.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROSS, D. A máquina que mudou o mundo: Baseado no estudo do Masssachusetts Institute of Techonology sobre o futuro do automóvel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Downloads

Publicado

01-04-2016

Como Citar

PINTO, R. S. .; ROSA, F. N. da .; ARAÚJO, M. B. .; JUNGER, A. P. . LEAN STARTUP: O MÉTODO DE GESTÃO DAS STARTUPS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e722, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22670. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos