DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS

Autores

  • Giovanna Debelis Rodrigues Silva Universidade Federal do ABC
  • Ricardo Reolon Jorge Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Palavras-chave:

Difusão da Inovação, bancos, fintechs, serviços.

Resumo

O exponencial desenvolvimento tecnológico vivido ao longo das últimas décadas tem acelerado a democratização do mercado em diversos segmentos, permitindo maior facilidade no lançamento de produtos e serviços inovadores e acesso facilitado ao potencial mercado consumidor. Essa movimentação, por sua vez, culminou no contínuo desenvolvimento de novos modelos de negócio cada vez mais centrados na geração de valor diferenciado para o cliente, e aumentando as exigências dos setores envolvidos direta e indiretamente. Um efeito colateral positivo observado, proveniente da alta exposição dos clientes a esses negócios, é um aumento no potencial de adesão a inovações geradas nos demais setores de serviços com os quais os clientes se relacionam. Dessa forma, o presente estudo busca avaliar a forma como se dá o impacto desses novos players de mercado no segmento de produtos bancários, com enfoque no universo de cartões de crédito.

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Publicado

13-09-2018

Como Citar

RODRIGUES SILVA, G. D. .; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . R. R. J.; DE ANDRADE, A. A. .; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACÓ, J. F. . DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e941, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22829. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos