DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS

Autores

  • Giovanna Debelis Rodrigues Silva Universidade Federal do ABC
  • Ricardo Reolon Jorge Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Palavras-chave:

Difusão da Inovação, bancos, fintechs, serviços.

Resumo

O exponencial desenvolvimento tecnológico vivido ao longo das últimas décadas tem acelerado a democratização do mercado em diversos segmentos, permitindo maior facilidade no lançamento de produtos e serviços inovadores e acesso facilitado ao potencial mercado consumidor. Essa movimentação, por sua vez, culminou no contínuo desenvolvimento de novos modelos de negócio cada vez mais centrados na geração de valor diferenciado para o cliente, e aumentando as exigências dos setores envolvidos direta e indiretamente. Um efeito colateral positivo observado, proveniente da alta exposição dos clientes a esses negócios, é um aumento no potencial de adesão a inovações geradas nos demais setores de serviços com os quais os clientes se relacionam. Dessa forma, o presente estudo busca avaliar a forma como se dá o impacto desses novos players de mercado no segmento de produtos bancários, com enfoque no universo de cartões de crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMAR, J.; YEON, H.. “Customers’ lives are digital—but is your customer care still analog?”. McKinsey & Company. June, 2017.

BARRAS, R. Interactive innovation in financial and business services: the vanguard of the service revolution. Research Policy, 19, p. 215-237, 1990.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo: administração. Bookman Editora, 2009.

BRAIDO, Quelen Ermelinda. Marketing de relacionamento: oportunidade para desenvolvimento e crescimento contínuo no setor financeiro. Revista Eletrônica de Contabilidade (Descontinuada), v. 2, n. 1, p. 106, 2005.

CARLZON, Jan. A hora da verdade. COP, 1994.

C.Fishman, “But Wait, You Promised..”, Fast Company, April 2001, pp. 116-127.

DAPP, Thomas et al. Fintech—The digital (r) evolution in the financial sector. Deutsche Bank Research”, Frankfurt am Main, 2014.

DELLOITE. How to flourish in an uncertain future: open banking – 2017. https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/financial-services/articles/future-banking-open-banking-psd2-flourish-in-uncertainty.html. Acesso em 20.07.2018.

DE MOZOTA, Brigitte Borja. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. Skyhorse Publishing Inc., 2003.

FACÓ, Júlio F. B.; DINIZ, Eduardo H; CSILLAG, João Mario. O Processo de Difusão de Inovações em Produtos Bancários. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 177-208, jan. 2009. ISSN 2175-8077.

FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária. Disponível em: < https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa%20FEBRABAN%20de%20Tecnologia%20Banc%C3%A1ria%202017_final.pdf>. Acesso em: 08 fev. de 2018

G1GLOBO. São Paulo, Outubro, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/de-olho-nos-jovens-bradesco-lanca-banco-digital-next.ghtml . Acesso em 21.04.2018

GULAMHUSEINWALA, I., BULL, T., & LEWIS, S. (2015). Fintech is gaining traction and young, high-income users are the early adopters. Journal of Financial Perspectives, 3(3), 1–20.

HAIR, J.F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HENDERSON, D. B. The origin of strategy. Harvard Business Review, p. 139-143, Nov./Dec., 1989.

Herbig, P. &Dunphy, S. (1995) Acceptance of Innovation: The Customer is the Key, The Journal of High Technology Management Research, No. 6, February, p. 193-209.

INFOMONEY. São Paulo, Junho, 2017. Disponível em: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6610388/bradesco-lanca-seu-banco-100-digital-next-saiba-que-ele . Acesso em 20.04.2018

ISTOEDINHEIRO. São Paulo, Fevereiro, 2018. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/bradesco-faz-ofensiva-em-banco-digital-e-lanca-conta-corrente-gratuita-no-next/ . Acesso em 21.04.2018

KENNETH, C. LAUDON; LAUDON, JANE P. Sistemas de informação gerenciais. Editora Person. São Paulo, 2014.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons, 2016.

LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. Pearson Prentice Hall, 2008.

Mackenzie, A. (2015), THE FINTECH REVOLUTION. London Business School Review, 26: 50–53. doi:10.1111/2057-1615.12059

J Skan, J Dickerson, S Masood -The future of fintech and banking: digitally disrupted or reimagined - Accenture, London, 2015

LAIMER, Claudionor Guedes; LAIMER, Viviane Rossato; BEUX, Manuele Carvalho. Qualidade no atendimento: uma alternativa para obter a satisfação dos clientes de uma instituição financeira. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 106-117, set. 2012. ISSN 2237-7956

LECINSKI, Jim. ZMOT: Winning the zero moment of truth. Google, 2011.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2015.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

McKinsey. (2016, August). The CEO guide to customer experience. McKinsey Quarterly. Retrieved August 25, 2016, from http://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/the-ceo-guide-to-customer-experience

NEXT. Disponível em: https://next.me/ . Acesso em 21.04.2018

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano. Nursing research: Principles and methods. Lippincott Williams & Wilkins, 2004.

PORTER, Michael. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 1986.

PORTER, M. E. How Competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, p. 137-145, Mar./Apr. 1979.

REICHHELD, F. F.; SASSER, W. E. J. Zero Defections: Quality Comes to Services. Harvard Business Review, Sep./Oct., 1990.

ROBERTS, Kevin. Lovemarks: The future beyond brands. PowerHouse Books, 2005.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. Simon and Schuster, 2010.

Stickdorn, M., e Schneider, J., 2014. Isto é design thinking de serviços, Bookman, Porto Alegre, 2014.

TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação-5. Bookman Editora, 2015.

UOL. São Paulo, Fevereiro, 2018. Diposnível em: http://gizmodo.uol.com.br/next-bradesco-conta-corrente/ . Acesso em 21.04.2018

VERYZER, Robert W (1998) Discontinuous Innovation and the New Product

Development Process,Journal of Product Innovation Management, No. 15, p. 304-321.

XAVIER, LEANDRO CORREIA. DIFUSÃO DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM STARTUPS BRASILEIRAS 19/02/2015

ZAVOLOKINA, Liudmila; DOLATA, Mateusz; SCHWABE, Gerhard. FinTech–What's in a Name?. 2016.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. 22. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

RODRIGUES SILVA, G. D. .; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . R. R. J.; DE ANDRADE, A. A. .; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACÓ, J. F. . DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e941, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22829. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos