DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS

Autores/as

  • Giovanna Debelis Rodrigues Silva Universidade Federal do ABC
  • Ricardo Reolon Jorge Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Palabras clave:

Difusão da Inovação, bancos, fintechs, serviços.

Resumen

O exponencial desenvolvimento tecnológico vivido ao longo das últimas décadas tem acelerado a democratização do mercado em diversos segmentos, permitindo maior facilidade no lançamento de produtos e serviços inovadores e acesso facilitado ao potencial mercado consumidor. Essa movimentação, por sua vez, culminou no contínuo desenvolvimento de novos modelos de negócio cada vez mais centrados na geração de valor diferenciado para o cliente, e aumentando as exigências dos setores envolvidos direta e indiretamente. Um efeito colateral positivo observado, proveniente da alta exposição dos clientes a esses negócios, é um aumento no potencial de adesão a inovações geradas nos demais setores de serviços com os quais os clientes se relacionam. Dessa forma, o presente estudo busca avaliar a forma como se dá o impacto desses novos players de mercado no segmento de produtos bancários, com enfoque no universo de cartões de crédito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMAR, J.; YEON, H.. “Customers’ lives are digital—but is your customer care still analog?”. McKinsey & Company. June, 2017.

BARRAS, R. Interactive innovation in financial and business services: the vanguard of the service revolution. Research Policy, 19, p. 215-237, 1990.

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo: administração. Bookman Editora, 2009.

BRAIDO, Quelen Ermelinda. Marketing de relacionamento: oportunidade para desenvolvimento e crescimento contínuo no setor financeiro. Revista Eletrônica de Contabilidade (Descontinuada), v. 2, n. 1, p. 106, 2005.

CARLZON, Jan. A hora da verdade. COP, 1994.

C.Fishman, “But Wait, You Promised..”, Fast Company, April 2001, pp. 116-127.

DAPP, Thomas et al. Fintech—The digital (r) evolution in the financial sector. Deutsche Bank Research”, Frankfurt am Main, 2014.

DELLOITE. How to flourish in an uncertain future: open banking – 2017. https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/financial-services/articles/future-banking-open-banking-psd2-flourish-in-uncertainty.html. Acesso em 20.07.2018.

DE MOZOTA, Brigitte Borja. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. Skyhorse Publishing Inc., 2003.

FACÓ, Júlio F. B.; DINIZ, Eduardo H; CSILLAG, João Mario. O Processo de Difusão de Inovações em Produtos Bancários. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 177-208, jan. 2009. ISSN 2175-8077.

FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária. Disponível em: < https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa%20FEBRABAN%20de%20Tecnologia%20Banc%C3%A1ria%202017_final.pdf>. Acesso em: 08 fev. de 2018

G1GLOBO. São Paulo, Outubro, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/de-olho-nos-jovens-bradesco-lanca-banco-digital-next.ghtml . Acesso em 21.04.2018

GULAMHUSEINWALA, I., BULL, T., & LEWIS, S. (2015). Fintech is gaining traction and young, high-income users are the early adopters. Journal of Financial Perspectives, 3(3), 1–20.

HAIR, J.F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HENDERSON, D. B. The origin of strategy. Harvard Business Review, p. 139-143, Nov./Dec., 1989.

Herbig, P. &Dunphy, S. (1995) Acceptance of Innovation: The Customer is the Key, The Journal of High Technology Management Research, No. 6, February, p. 193-209.

INFOMONEY. São Paulo, Junho, 2017. Disponível em: http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6610388/bradesco-lanca-seu-banco-100-digital-next-saiba-que-ele . Acesso em 20.04.2018

ISTOEDINHEIRO. São Paulo, Fevereiro, 2018. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/bradesco-faz-ofensiva-em-banco-digital-e-lanca-conta-corrente-gratuita-no-next/ . Acesso em 21.04.2018

KENNETH, C. LAUDON; LAUDON, JANE P. Sistemas de informação gerenciais. Editora Person. São Paulo, 2014.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons, 2016.

LOVELOCK, Christopher H.; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. Pearson Prentice Hall, 2008.

Mackenzie, A. (2015), THE FINTECH REVOLUTION. London Business School Review, 26: 50–53. doi:10.1111/2057-1615.12059

J Skan, J Dickerson, S Masood -The future of fintech and banking: digitally disrupted or reimagined - Accenture, London, 2015

LAIMER, Claudionor Guedes; LAIMER, Viviane Rossato; BEUX, Manuele Carvalho. Qualidade no atendimento: uma alternativa para obter a satisfação dos clientes de uma instituição financeira. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 2, n. 2, p. 106-117, set. 2012. ISSN 2237-7956

LECINSKI, Jim. ZMOT: Winning the zero moment of truth. Google, 2011.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola, 2015.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

McKinsey. (2016, August). The CEO guide to customer experience. McKinsey Quarterly. Retrieved August 25, 2016, from http://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/the-ceo-guide-to-customer-experience

NEXT. Disponível em: https://next.me/ . Acesso em 21.04.2018

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano. Nursing research: Principles and methods. Lippincott Williams & Wilkins, 2004.

PORTER, Michael. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 1986.

PORTER, M. E. How Competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, p. 137-145, Mar./Apr. 1979.

REICHHELD, F. F.; SASSER, W. E. J. Zero Defections: Quality Comes to Services. Harvard Business Review, Sep./Oct., 1990.

ROBERTS, Kevin. Lovemarks: The future beyond brands. PowerHouse Books, 2005.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. Simon and Schuster, 2010.

Stickdorn, M., e Schneider, J., 2014. Isto é design thinking de serviços, Bookman, Porto Alegre, 2014.

TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação-5. Bookman Editora, 2015.

UOL. São Paulo, Fevereiro, 2018. Diposnível em: http://gizmodo.uol.com.br/next-bradesco-conta-corrente/ . Acesso em 21.04.2018

VERYZER, Robert W (1998) Discontinuous Innovation and the New Product

Development Process,Journal of Product Innovation Management, No. 15, p. 304-321.

XAVIER, LEANDRO CORREIA. DIFUSÃO DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM STARTUPS BRASILEIRAS 19/02/2015

ZAVOLOKINA, Liudmila; DOLATA, Mateusz; SCHWABE, Gerhard. FinTech–What's in a Name?. 2016.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. 22. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Publicado

13-09-2018

Cómo citar

RODRIGUES SILVA, G. D. .; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, . R. R. J.; DE ANDRADE, A. A. .; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACÓ, J. F. . DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS: O IMPACTO DE STARTUPS DE SERVIÇOS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e941, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22829. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos