EMPREENDEDORISMO CULTURAL: BENEFÍCIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O MUSEU CASA DAS ROSAS

Autores

  • Andrea Cristina Marin Centro Universitário SENAC
  • Fabiano Souza Anunciação Universidade Federal do ABC
  • Fernando Augusto Ortriwano Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Júlio Francisco Blumetti Faco Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Captação de Recursos; Empreendedorismo Cultural; Gestão Cultural.

Resumo

O estudo aqui apresentado buscou demonstrar como o processo de captação de recursos financeiros públicos atrelados ao empreendedorismo cultural podem beneficiar o museu Casa das Rosas, que tem sua importância como patrimônio histórico-cultural na cidade de São Paulo, trabalhando para auxiliar na sua missão de promover a literatura, incentivando a leitura e a criação artística não através somente de doação, mas na busca de parcerias oferecendo relações de ganho mútuo entre os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão e patrocínio, política cultural. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 4ª EDIÇÃO. 2012

CICCACIO, Ana. O jardim das resistências: uma história da Casa das Rosas. São Paulo: Risco Editorial, 2013.

CRUZ, Célia M. e ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Global, 2003.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Os Museus. Disponível em: <http://www.museus.gov.br/os-museus/> Acesso em: 28 de outubro de 2017.

PLANALTO. Lei Rouanet: LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm> Acesso em: 15 de novembro de 2017.

PLANALTO. Instrução Normativa Rouanet 2017. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/instrucao-normativa-rouanet-2017/10883> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

POIESIS. Contrato de Gestão nº 01/2017: Museus - Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/arquivos/contrato-gestao-museus-01-2017.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

POIESIS. Demonstrativos Financeiros: demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/demonstrativos/demonstracoes-financeiras-em-31dezembro-2015-2016.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

AVIS BRASILIS - Lei Rouanet. Disponível em: <http://www.avisbrasilis.com.br/lei-rouanet> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em estudo internacional comparado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

VERGUEIRO, João Paulo. Captação de Recursos: O que é captação de recursos?. Disponível em: < http://captadores.org.br/captacao-de-recursos/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2016.

VERGUEIRO, João Paulo. O profissional: O Captador/Mobilizador de Recursos. Disponível em: <http://captadores.org.br/o-profissional/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2013.

WIKIPÉDIA. Empreendedorismo cultural. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo_cultural> Acesso em: 02 de novembro de 2017.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

MARIN, A. C.; ANUNCIAÇÃO, F. S.; ORTRIWANO, F. A.; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACO, J. F. . EMPREENDEDORISMO CULTURAL: BENEFÍCIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O MUSEU CASA DAS ROSAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e944, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22834. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos