EMPREENDEDORISMO CULTURAL: BENEFÍCIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O MUSEU CASA DAS ROSAS

Autores/as

  • Andrea Cristina Marin Centro Universitário SENAC
  • Fabiano Souza Anunciação Universidade Federal do ABC
  • Fernando Augusto Ortriwano Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Júlio Francisco Blumetti Faco Universidade Cruzeiro do Sul

Palabras clave:

Captação de Recursos; Empreendedorismo Cultural; Gestão Cultural.

Resumen

O estudo aqui apresentado buscou demonstrar como o processo de captação de recursos financeiros públicos atrelados ao empreendedorismo cultural podem beneficiar o museu Casa das Rosas, que tem sua importância como patrimônio histórico-cultural na cidade de São Paulo, trabalhando para auxiliar na sua missão de promover a literatura, incentivando a leitura e a criação artística não através somente de doação, mas na busca de parcerias oferecendo relações de ganho mútuo entre os envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão e patrocínio, política cultural. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 4ª EDIÇÃO. 2012

CICCACIO, Ana. O jardim das resistências: uma história da Casa das Rosas. São Paulo: Risco Editorial, 2013.

CRUZ, Célia M. e ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Global, 2003.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Os Museus. Disponível em: <http://www.museus.gov.br/os-museus/> Acesso em: 28 de outubro de 2017.

PLANALTO. Lei Rouanet: LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm> Acesso em: 15 de novembro de 2017.

PLANALTO. Instrução Normativa Rouanet 2017. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/instrucao-normativa-rouanet-2017/10883> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

POIESIS. Contrato de Gestão nº 01/2017: Museus - Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/arquivos/contrato-gestao-museus-01-2017.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

POIESIS. Demonstrativos Financeiros: demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/demonstrativos/demonstracoes-financeiras-em-31dezembro-2015-2016.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

AVIS BRASILIS - Lei Rouanet. Disponível em: <http://www.avisbrasilis.com.br/lei-rouanet> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em estudo internacional comparado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

VERGUEIRO, João Paulo. Captação de Recursos: O que é captação de recursos?. Disponível em: < http://captadores.org.br/captacao-de-recursos/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2016.

VERGUEIRO, João Paulo. O profissional: O Captador/Mobilizador de Recursos. Disponível em: <http://captadores.org.br/o-profissional/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2013.

WIKIPÉDIA. Empreendedorismo cultural. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo_cultural> Acesso em: 02 de novembro de 2017.

Publicado

13-09-2018

Cómo citar

MARIN, A. C.; ANUNCIAÇÃO, F. S.; ORTRIWANO, F. A.; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACO, J. F. . EMPREENDEDORISMO CULTURAL: BENEFÍCIOS DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O MUSEU CASA DAS ROSAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e944, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22834. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos