CULTURAL ENTREPRENEURSHIP: BENEFITS OF FUNDING FOR THE MUSEUM CASA DAS ROSAS

Authors

  • Andrea Cristina Marin Centro Universitário SENAC
  • Fabiano Souza Anunciação Universidade Federal do ABC
  • Fernando Augusto Ortriwano Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Júlio Francisco Blumetti Faco Universidade Cruzeiro do Sul

Keywords:

Fundraising; Cultural Entrepreneurship; Cultural Management.

Abstract

The study presented sought to demonstrate how the process of fundraising linked to cultural entrepreneurship can benefits the Casa das Rosas museum, which has the importance as a cultural and historical patrimony in the city of São Paulo, working for the mission to promote the literature, encouraging the reading and artistic creation, not only through the donation, but looking for partnerships and offering mutual relations with each other.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão e patrocínio, política cultural. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 4ª EDIÇÃO. 2012

CICCACIO, Ana. O jardim das resistências: uma história da Casa das Rosas. São Paulo: Risco Editorial, 2013.

CRUZ, Célia M. e ESTRAVIZ, Marcelo. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Global, 2003.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Os Museus. Disponível em: <http://www.museus.gov.br/os-museus/> Acesso em: 28 de outubro de 2017.

PLANALTO. Lei Rouanet: LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm> Acesso em: 15 de novembro de 2017.

PLANALTO. Instrução Normativa Rouanet 2017. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/instrucao-normativa-rouanet-2017/10883> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

POIESIS. Contrato de Gestão nº 01/2017: Museus - Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/arquivos/contrato-gestao-museus-01-2017.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

POIESIS. Demonstrativos Financeiros: demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016 e 2015. Disponível em: <http://www.poiesis.org.br/new/transparencia/demonstrativos/demonstracoes-financeiras-em-31dezembro-2015-2016.pdf> Acesso em: 04 de novembro de 2017.

AVIS BRASILIS - Lei Rouanet. Disponível em: <http://www.avisbrasilis.com.br/lei-rouanet> Acesso em: 22 de novembro de 2017.

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em estudo internacional comparado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

VERGUEIRO, João Paulo. Captação de Recursos: O que é captação de recursos?. Disponível em: < http://captadores.org.br/captacao-de-recursos/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2016.

VERGUEIRO, João Paulo. O profissional: O Captador/Mobilizador de Recursos. Disponível em: <http://captadores.org.br/o-profissional/>. Acesso em: 28 de outubro 2017. ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, 2013.

WIKIPÉDIA. Empreendedorismo cultural. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo_cultural> Acesso em: 02 de novembro de 2017.

Published

13-09-2018

How to Cite

MARIN, A. C.; ANUNCIAÇÃO, F. S.; ORTRIWANO, F. A.; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACO, J. F. . CULTURAL ENTREPRENEURSHIP: BENEFITS OF FUNDING FOR THE MUSEUM CASA DAS ROSAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e944, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22834. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Articles