ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFRN/CCSA – POLO CURRAIS NOVOS/RN

Autores

  • Andréa Cristina Santos de Jesus Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando de Oliveira Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação; Educação à Distância; Egressos.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste na determinação dos impactos na vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de egressos do Curso de Graduação em Administração Pública, ofertado através da modalidade EAD- Educação à Distância, no âmbito da UFRN - Polo de Currais Novos/RN.  Efetivado sob o formato de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa, teve como procedimentos utilizados pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de construir seu aporte teórico e legal . No que se refere à obtenção de dados primários, foram coletados dados, com o intuito de mensurar a percepção dos egressos em relação ao Curso em pauta, em decorrência, foram aplicados questionários constituídos tanto por perguntas fechadas quanto por questões formatadas em escala de Likert de cinco pontos. Os resultados permitiram inferir que eles se sentem aptos e adequadamente formados para enfrentar o mercado de trabalho, que a experiência implicou na melhoria não somente de sua inserção no mercado de trabalho, mas também trouxe impactos positivos em sua cidadania e na cultura geral. Entretanto, não foram levantados somente resultados positivos, também foi demonstrado que na UFRN, o quantitativo de discentes com vínculo cancelado nos diversos cursos da EAD é expressivo, fato este que merece maior atenção da instituição por ocasião da implementação desta política educacional em virtude da elevada evasão observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. R. M. A história da EaD no Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.

ARAÚJO, N.C. Medeiros. A educação à distância como estratégia de formação de professores da educação básica na UFRN. UFRN, 2015. Disponível em <https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2037>. Acesso em: 23 mar. 2018.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil : promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Censo da educação superior: resumo técnico: 2010. Brasília, INEP.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Ofical [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez, 1996. Seção I, p. 27834-27841

BRASIL. Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Sobre a SEDIS. Disponível em: <https://www.sedis.ufrn.br>. Acessos diversos jan/mar. 2018

BRASIL. Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – RESOLUÇÃO No 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015. Aprova Regimento Interno da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal: UFRN, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto 5.800/2006 de 08/06/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 25 fev. 2018.

COMPERVE- Comissão Permanente de Vestibular / Núcleo Permanente de Concursos-UFRN, Processos seletivos. Disponível em : http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/concursos.php

ESPARTEL. Lélis B. O uso da opinião dos egressos como ferramenta de avaliação de cursos: O caso de uma instituição de ensino superior catarinense. Revista Alcance – Eletrônica, v. 16, nº 01. ISSN 1983-716X, UNIVALI p. 102 – 114, jan/abr. 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa- 8. ed. - São Paulo: Atlas, 2010.

MANCEBO, Deize; VALE, Andréa A. & MARTINS, Tânia B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd, v. 20 n. 60 jan.-mar. 2015.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MELO, Pedro Antonio; DE MELO, Michelle Bianchini; NUNES, Rogério da Silva. A Educação a Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 278-304, dez. 2009. ISSN 2175-8077. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/12190>. Acesso em: 28 maio 2018. doi:https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p278.

PIMENTEL, N. M. Introdução a Educação à distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.

RANGEL, Luiza C. A qualidade da Educação nos municípios brasileiros. In: Brazilian Journal of Development Curitiba, v.3, n.3, Edição Especial, dez.2017.

SEGNINI, Liliana R. P. Reestruturação nos Bancos no Brasil: Desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho. In: Educação & Sociedade. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes, ano XX, nº 67, Agosto/99.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

SANTOS DE JESUS, A. C. .; OLIVEIRA CHAGAS , F. de . ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFRN/CCSA – POLO CURRAIS NOVOS/RN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e945, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22835. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos