EXCEL COMO ALTERNATIVA PARA O WMS E ERP NA GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO

Autores

  • Jadir P. dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Renato Aurichi Miorin Universidade Cruzeiro do Sul
  • Everton Ferreira de Oliveira Universidade Nove de Julho
  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

WMS, ERP, EXCEL, Gestão de distribuição.

Resumo

Uma área de distribuição possui diversos problemas, tais como: expansão e mudanças nas suas características de compras, assim o sistema antigo ficava inviável para o gerenciamento do centro de distribuição, outro problema encontrado era o fluxo de informação entre o centro de distribuição e as lojas, no total todo o processo demorava um tempo excessivo para a conclusão. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de um sistema de comunicação com apoio do programa Excel, como alternativa ao sistemas WMS e ERP, através de uma pesquisa com fins exploratórios e qualitativos, a fim de apresentar novo sistema de controle de distribuição, através de um estudo do caso percebendo as características dos sistemas WBS e ERP, a partir dessa análise desenvolveu -se um sistema com a plataforma Excel com resultado de 33% mais ágil do que o antigo, pode-se realizar até 5 cargas por dia das 2 do sistema anterior, um aumento de 150% do trabalho sem nenhum investimento significativo, porque apenas uma pessoa utilizará o sistema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARBACHE, F.S.; SANTOS, A.G.; MONTENEGRO, C. e SALLES, W.F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004

BANZATO, E. WMS – Warehouse management system: Sistema de gerenciamento de armazéns. São Paulo: IMAN, 1998.

BRAGA, L. M., PIMENTA, C. M., VIEIRA, J. G. V. Gestão de armazenagem em um supermercado de pequeno porte. Revista P&D em engenharia de produção, n. 08, -. 57-77, 2009.

CORRÊA, H. L. Gestão de redes de suprimentos: Integrando cadeias de suprimentos no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

FIGUEIREDO, K. F., FLEURI, P.F., WANKE, P. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos:planeamento do fluxo do produto e dos recursos. 1. Ed. 5. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

LAUDON, K., LAUDON, J Sistemas de informação gerenciais. 7a ed.., São Paulo: Prentice hall, 2010.

O'BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

SANTOS, A. M., RODRIGUES, L. A. Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: Estudo de caso em uma indústria química. Gestão & Produção, v3, n.2, p.233-231, mai.-ago.2006.

PRADELLA, C. A., SILVA, W. R. A evolução das cadeias de suprimentos e a contribuição do sistema ERP. Revista Gestão Industrial. V01, n.02: pp. 001-018, 2005.

VERISSIMO. N., MUSETTI, M. A. A tecnologia de informação na gestão de armazenagem. ENEGEP – XXIII Encontro nacional de engenharia de produção. Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de outubro de 2003.

Downloads

Publicado

01-01-2017

Como Citar

DOS SANTOS, J. P. .; MIORIN, R. A. .; OLIVEIRA, E. F. de .; JUNGER, A. P. . EXCEL COMO ALTERNATIVA PARA O WMS E ERP NA GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e811, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22895. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos